Há 14 anos participando da Expomontes, a Feira da Agricultura Familiar configura-se como uma oportunidade única para a sociedade montes-clarense ter acesso a produtos frescos, diretamente do campo para a mesa.
Na feirinha, diversos produtos artesanais se destacam. Vanja Alves Pinheiro, produtora rural de uma comunidade na zona rural de São João da Lagoa, participa pela primeira vez da Expomontes, trazendo o famoso requeijão quente.
“É uma experiência nova para nós. Cresci vendo minha mãe fazer requeijão a vida toda, e estou surpresa com a demanda. Nossos estoques já acabaram várias vezes, tivemos que fazer reposições constantes, e ainda assim não está dando para quem quer. Esperava muito movimento, mas a participação está superando nossas expectativas,” declara Vanja.
Para Vanusa Alves da Costa, a participação na 50ª Expomontes é uma chance de firmar ainda mais a marca e fidelizar clientes.
“Esse é meu segundo ano participando. Além dos morangos frescos, trouxe geleias de abacaxi com pimenta, manga com maracujá e banana com kiwi, que têm feito muito sucesso. Este momento é muito importante, pois aqui fidelizamos nossos clientes. Quem conhece nossos produtos continua comprando o ano todo. Muitos que vieram no ano passado retornaram agora procurando nosso contato,” relata Vanusa, que veio de Itacambira.
A Sociedade Rural estruturou um espaço dedicado ao setor, visando ampliar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e dar visibilidade à cadeia produtiva e aos empreendedores, possibilitando a abertura de novos mercados.
A agricultura familiar local oferece produtos ‘in natura’ e processados que podem ser adquiridos na Quadra de Eventos do Clube dos Fazendeiros, como mel de abelha, doces de frutas, quitandas, derivados do leite, derivados da cana de açúcar, derivados da mandioca, derivados do milho, frutas e verduras, polpas de frutas, artesanatos diversos e plantas ornamentais.
Um dos destaques da feira é a presença do Arte da Terra de Pirapora, trazendo artesanatos diversos e sendo fabricados em tempo real.
“Participamos no ano passado e estamos aqui novamente. Este momento é perfeito, pois somos de uma cidade pequena e estamos expandindo nosso artesanato. Quem vem aqui pode acompanhar em tempo real a produção das carrancas, esculturas religiosas e outros produtos. Esperamos voltar mais vezes para difundir ainda mais nossa cultura,” afirma a artesã Cleide Henrique dos Santos Souza.
A Emater MG homenageou a Sociedade Rural de Montes Claros pelos 80 anos da entidade e pelas 50 edições da Expomontes, no espaço da Feira da Agricultura Familiar. O presidente José Henrique Veloso recebeu uma placa comemorativa em agradecimento à parceria que já dura mais de uma década.
“Esta é a 14ª edição e estamos sempre inovando, trazendo o melhor do campo para a cidade. O objetivo é dar visibilidade à população rural e trazer os produtos feitos com carinho. Aqui, todos recebem capacitação e trazem comida feita na hora, derivados da mandioca, do milho, requeijões, tudo o que o campo pode oferecer com muita qualidade,” afirma Cleide Neves da Silva, extensionista de Bem-Estar Social da Emater.
Fotos: Solon Queiroz