ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação
Em prosseguimento às atividades da Campanha “Outubro Rosa”, o setor de Medicina do Trabalho da Prefeitura de Montes Claros está realizando ações de saúde voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Assistência à Saúde, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou uma ação de saúde nessa quinta-feira, 24, voltada para as mulheres lotadas na Secretaria de Serviços Urbanos (SSU).
Centenas de mulheres dos setores de Limpeza Urbana, Varrição, Serviços Gerais e Administrativo participaram da ação. As atividades incluíram distribuição de panfletos, além de orientações e informações sobre a doença e a importância da realização do autoexame das mamas, do exame de mamografia e do exame de prevenção do câncer do colo do útero (PCCU).
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que 73 mil novos casos de câncer de mama serão registrados até 2025 no Brasil, uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença irá causar cerca de 18 mil mortes.
Já o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV). É o terceiro tumor mais frequente entre mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.