Notícias

SEMANA DO AVC DA SANTA CASA REÚNE MAIS DE 200 PESSOAS EM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

SEMANA DO AVC DA SANTA CASA REÚNE MAIS DE 200 PESSOAS EM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Ana Paula Paixão

A Santa Casa Montes Claros, com o apoio da Associação AVC Norte de Minas, Rotary Club Teresa de Calcutá e Samu Macro Norte, realizou a 3ª edição da “Semana AVC 2024” em Montes Claros. Com uma programação abrangente, o tema da campanha deste ano foi “Salvar vidas e criar esperança”.

Entre as atividades, está sendo realizada a Exposição Fotobiográfica, aberta ao público no Shopping Ibituruna, de 26 de outubro a 04 de novembro. De acordo com a organização, o objetivo da iniciativa é retratar o cotidiano de pessoas que tiveram AVC, bem como ressaltar que é possível ter qualidade de vida após ser acometido por essa enfermidade. 

Já no dia 25 de outubro, o III Fórum AVC ocorreu no auditório do CIMAMS, abordando temas como a interdisciplinaridade na linha de cuidado do AVC; fatores de risco, sinais e sintomas do AVC; o papel do SAMU na linha de cuidado do AVC, entre outros. A ação reuniu cerca de 100 profissionais da saúde.

No dia 27 de outubro, das 7h às 13h, o Parque Sagarana foi palco de uma movimentada ação de saúde, em parceria com o município. No local, foram oferecidos diversos serviços para os visitantes, incluindo aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre fatores de risco e tratamento do AVC, além de educação em Suporte Básico de Vida pelo Samu, massagens relaxantes e a presença do Vacimóvel, ampliando o acesso à vacinação. Mais de cem pessoas participaram da atividade.

O superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, destacou a importância do evento e parabenizou a equipe e parceiros envolvidos. “Eventos como a Semana AVC são essenciais para a conscientização e prevenção, impactando positivamente na saúde da nossa população. Parabenizo a todos os envolvidos pela dedicação em salvar vidas e criar esperança em nossa comunidade.”

A Santa Casa Montes Claros é referência regional  para pacientes vítimas desta enfermidade. No hospital, a Enfermaria Santa Teresa de Calcutá, exclusiva para atendimento dos pacientes acometidos pelo AVC, funciona há cinco anos e já realizou mais de 5500 atendimentos, refletindo na redução de 63% da mortalidade dos pacientes. O atendimento é realizado via Sistema Único de Saúde – SUS.