Texto e fotos: Divulgação
O mês de novembro é dedicado à saúde masculina com a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outros cuidados essenciais para uma vida saudável.
Essa é uma causa relevante, considerando que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, aumento na frequência urinária, dor na região lombar, nos quadris ou na parte superior das coxas.
Esses sinais, no entanto, geralmente só aparecem em avanços mais avançados da doença, tornando a prevenção e o diagnóstico precoce fundamentais para aumentar as chances de tratamento e cura.
A médica oncologista e paliativista Dra. Raiana Barbosa Chaves, destaca a importância dos cuidados preventivos: “Os exames preventivos, como o PSA e o toque retal, são ferramentas valiosas para a detecção precoce do câncer de próstata, especialmente para homens a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 anos em casos com histórico familiar da doença. A prevenção salva vidas e ajuda a evitar tratamentos mais agressivos e prolongados,” explica a especialista.
Além dos exames preventivos, os cuidados com a saúde do homem passam por mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, controle do peso, além de consultas periódicas ao médico.
No Brasil, o câncer de próstata embora seja altamente tratável quando detectado precocemente, muitos homens ainda resistem a realizar exames preventivos, como o toque retal, devido a preconceitos e desinformação.
A médica oncologista e paliativista ressalta que vencer o estigma é uma parte fundamental na luta contra o câncer de próstata: “Precisamos entender que o toque retal é um exame rápido e indolor, mas de grande valor para a detecção precoce da doença. Superar esses tabus permite que os homens cuidem da sua saúde sem medo e com mais responsabilidade. Além do exame de toque, o Antígeno Prostático Específico (PSA) é um exame de sangue importante para avaliar alterações na próstata”, pondera.
Esse é um momento oportuno para compensar o cuidado com a própria saúde e superar tabus que ainda cercam o tema, buscando promover uma vida mais longa e com mais qualidade.
“Neste Novembro Azul, incentive os homens da sua vida a cuidarem de sua saúde e compartilhe essa mensagem de conscientização. Afinal, a prevenção é o caminho para aumentar as chances de cura e evitar o tratamento”, finaliza a oncologista.
Médico oncologista e paliativista, Raiana Barbosa Chaves, destaca a importância dos cuidados preventivos contra o Câncer de Próstata