ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Divulgação
Nesta quarta, 13 de novembro, será realizado o lançamento da antologia “PSIU rumo aos 40 – Poetas celebram o Psiu Poético”. O livro é um projeto do Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, e será lançado às 19 horas, com entrada gratuita, no Espaço Cultural Sanchos, no Centro Histórico de Montes Claros.
Uma das atrações do evento de lançamento será o projeto “Sofá Literário”, iniciativa adaptada da atração “Árvore Alta, (Multi)Cult e Educação”, criada pela artista Maria Padilha, em conjunto com a artista plástica Maria Tereza Penna.
O “Sofá Literário” é um assento que serve para acomodar livros de temas variados, de diversos autores, iconizando tanto os escritores quanto suas obras. A peça é itinerante, sendo montada nos espaços físicos onde acontece divulgação de obras literárias.
Originalmente, o “Sofá Literário” nasceu como uma contrapartida social para o projeto “Arte do Outro Mundo”, no qual Maria Padilha apresentou parcerias literárias e culturais com diversos autores.
Festival Psiu Poético
O projeto surgiu na década de 1980, a partir do trabalho do Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética. Desde então, de forma ininterrupta, acontece em Montes Claros, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, tendo itinerância por outras cidades brasileiras.
No decorrer dos anos influenciou a criação do projeto Abril Poético em Conselheiro Lafaiete, o Belô Poético em Belo Horizonte e o Campoesia, na cidade de Campo Largo, no Paraná.
A intenção do Grupo Transa Poética é fazer uma celebração contínua dos 40 anos do Festival Psiu Poético até 2026, data em que o evento completará suas quatro décadas.