Notícias

DANDO UM GRAU Montes Claros terá pista de “grau”, modalidade de manobras radicais

DANDO UM GRAU  Montes Claros terá pista de “grau”, modalidade de manobras radicais
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: FreePik
Com o objetivo de oferecer um ambiente para que os “praticantes do grau” façam suas atividades sem colocar em risco a segurança de pedestres e outros veículos, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, assinará nesta segunda-feira (17), às 19 horas, ordem de serviço para a construção de uma pista de grau, espaço destinado à prática de manobras com motocicletas, bicicletas e quadriciclos.

A pista de “grau” de Montes Claros será a primeira do Estado e funcionará nas proximidades do Aeroporto Mário Ribeiro. A cerimônia de assinatura será realizada nas dependências da antiga Escola Técnica, localizada na Praça da Tecnologia, 77, Alto São João.

Riscos

A prática do “grau” sem equipamentos de proteção, como o capacete, pode colocar em risco o condutor e terceiros. A instabilidade em cima de uma única roda aumenta as chances de quedas, que têm a capacidade de proporcionar um “efeito dominó” no trânsito. Por isso, a prática do “grau” em vias públicas é considerada infração de trânsito gravíssima.

O que é o grau?

O grau é um movimento em que o condutor de uma moto anda somente em uma roda, geralmente a traseira, enquanto a empina.

Além de motos, a manobra também pode ser feita com bicicletas. O “grau” é da cultura periférica e uma febre entre os jovens.

Para trazer mais adrenalina, alguns costumam andar somente na roda da frente ou empinar a moto enquanto ficam de pé no banco, segurando o guidão da moto. Praticado em área inadequada e sem equipamentos de proteção o grau pode causar acidentes graves, já que, nesse tipo de manobra, o risco é muito maior.