
Equipes da Central de Diluições e Farmácia Quimioterápica receberam orientações sobre manipulação de medicamentos antineoplásicos e diluição de produtos químicos
Texto e fotos: Divulgação/HDG
Nos dias 19 e 26, as equipes técnicas da Central de Diluições e da Farmácia Quimioterápica do Hospital Dilson Godinho (HDG) participaram de treinamentos promovidos pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
As capacitações foram voltadas para a atualização profissional em conformidade com as Normas Regulamentadoras NR 01, NR 07, NR 32 e a RDC Anvisa 222/2018, com ênfase nos riscos químicos e ambientais relacionados à manipulação de medicamentos antineoplásicos e diluição de produtos químicos.
O conteúdo abordou pontos essenciais para a segurança ocupacional e a qualidade dos serviços prestados, como: NR 01 – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, com aplicação prática do Inventário de Riscos e Plano de Ação; NR 07 – Vigilância à saúde dos trabalhadores expostos a substâncias potencialmente cancerígenas, com protocolos de monitoramento e rastreamento precoce de efeitos adversos; NR 32 – Medidas de proteção coletiva e individual durante a manipulação de antineoplásicos, descarte de resíduos perigosos e prevenção de acidentes e RDC Anvisa 222/2018 – Boas práticas de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, com destaque para a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Com iniciativas como essa, o Hospital Dilson Godinho reafirma sua missão de oferecer excelência no cuidado em saúde, aliando inovação, segurança e responsabilidade ambiental.
Segundo o engenheiro ambiental Samuel Barbosa, coordenador do SESMT do HDG, os treinamentos reforçaram a importância de práticas seguras e atualizadas no ambiente hospitalar.
“Nosso objetivo é assegurar a proteção da equipe técnica que lida diariamente com substâncias de alto risco, ao mesmo tempo em que garantimos o cumprimento das normas e a promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e sustentável”, destacou Samuel.
Já o diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, ressaltou que o investimento em capacitação é um dos pilares da Instituição. “Cada treinamento realizado é um passo importante para fortalecermos nossa cultura de segurança, qualidade e responsabilidade socioambiental. É um compromisso do HDG com seus colaboradores, pacientes e com toda a comunidade”, ponderou Leone.
A farmacêutica Ana Flávia Antunes Fernandes, da Farmácia de Quimioterapia, uma das participantes do treinamento, explicou que capacitações como esta visam conscientizar os colaboradores sobre os riscos associados às suas atividades, bem como orientá-los sobre as melhores práticas de segurança, saúde física e mental, e preservação ambiental, com o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), identificação e controle de riscos ocupacionais.
“Além disso, o treinamento assegura o cumprimento das normas legais e regulamentadoras, como as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e as legislações ambientais em vigor, garantindo que todos os colaboradores estejam preparados para atuar de forma segura e responsável”, completou a farmacêutica.