Profissionais do HDG participam de segundo módulo presencial de pós voltada à gestão e governança clínica em saúde

Texto e fotos: Divulgação/HDG
Nos dias 12 e 13 de setembro, 18 profissionais do Hospital Dilson Godinho (HDG) participaram do segundo módulo presencial da Pós-Graduação em Gestão e Governança Clínica em Saúde Baseada na Metodologia DRG, Qualidade e Gestão de Riscos para a Entrega de Valor.
Neste módulo, a disciplina com carga horária de 20 horas de imersão foi ministrada pelo professor e consultor Danilo Matos da Faculdade Unimed/ Qualifica, de Belo Horizonte.
Segundo o consultor, a iniciativa teve como objetivo desenvolver competências estratégicas para transformar a rotina assistencial, fortalecer equipes e gerar mais valor para pacientes.
Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais para o futuro da gestão hospitalar, como governança clínica, qualidade, segurança do paciente, comunicação entre setores e estruturação de fluxos assistenciais e administrativos. O conteúdo foi apresentado de forma vivencial, com estudos de caso, exercícios práticos e reflexões críticas, estimulando a aplicação imediata no dia a dia da instituição.
O engajamento e o interesse dos gestores chamaram a atenção ao longo de toda a capacitação. Houve intensa participação nos debates, troca de experiências e disposição para repensar processos que impactam diretamente o cuidado prestado. A dedicação dos profissionais reforçou o compromisso do Hospital Dilson Godinho com a melhoria contínua e a inovação em saúde.
Danilo Matos destacou a importância desse alinhamento: “Quando líderes se envolvem genuinamente na construção de processos claros e eficientes, fortalecem suas equipes e criam um ambiente seguro para o paciente e sustentável para a instituição. Foi inspirador presenciar o envolvimento de todos em Montes Claros”, ponderou o consultor.
Com foco na qualificação técnica e na melhoria contínua dos processos assistenciais, os profissionais do HDG participam da formação, sendo 17 enfermeiros e o psicólogo do Núcleo Interno de Regulação (NIR), representando a diversidade de setores que compõem a Instituição.
A pós-graduação, iniciada em setembro de 2023, é realizada em formato semipresencial, com carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 18 módulos – sendo quatro presenciais e quatorze a distância (EAD).
As aulas presenciais acontecem em sala cedida pela Cooperativa de Trabalho dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde do Norte de Minas Ltda (Sancoop).
O curso é financiado com recursos públicos da política estadual Valora Minas, por meio do Convênio Municipal P756/23-01, conforme resoluções SES/MG nº 7.925, de 10 de dezembro de 2021, e nº 8.950, de 17 de agosto de 2023. A iniciativa reforça o compromisso do HDG com a aplicação responsável dos investimentos voltados à gestão e qualidade assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Dr. Helder Leone Alves de Carvalho, a qualificação multiprofissional é uma ferramenta estratégica para fortalecer o atendimento em saúde prestado à população.
“Ao investir em capacitação, estamos investindo na sustentabilidade do SUS, no aprimoramento da gestão hospitalar e, principalmente, na qualidade do cuidado oferecido à população. Esse curso é um legado para toda a Instituição e para a comunidade que atendemos”, destacou Leone.
A enfermeira responsável técnica pelo serviço de Nefrologia, Ana Maria Oliveira Almeida Ferreira, que também integra o grupo de alunos, reforça o impacto da formação para a prática profissional.
“A experiência tem sido extremamente enriquecedora. A cada módulo, ampliamos nossa visão sobre gestão e qualidade em saúde, o que certamente se reflete em processos mais eficientes e em um cuidado ainda mais humanizado aos pacientes”, ressaltou a participante da pós.
Com esta iniciativa, o Hospital Dilson Godinho reafirma seu compromisso com a educação permanente em saúde e com a construção de um modelo de gestão hospitalar cada vez mais moderno, transparente e centrado no paciente.