Notícias

Diretor-presidente do HDG participa do Fórum Global Fronteiras da Saúde 2025

Diretor-presidente do HDG participa do Fórum Global Fronteiras da Saúde 2025

Texto e fotos: Divulgação/Ascom HDG

 

O diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho (HDG), Dr. Helder Leone Alves de Carvalho, participou, nos dias 08 e 09 de outubro, em Brasília (DF), da edição 2025 do Fórum Global Fronteiras da Saúde (“GlobalForum”), um dos mais importantes eventos de debate sobre políticas públicas e sustentabilidade do setor da saúde no país.

Criado em 2019 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida — Organização da Sociedade Civil fundada em 2008 — o fórum reúne anualmente gestores públicos, representantes da iniciativa privada, profissionais de saúde e lideranças de todo o Brasil.

O objetivo é discutir, delinear caminhos e propor soluções concretas para os desafios que envolvem a sustentabilidade dos sistemas de saúde público e suplementar, promovendo uma agenda propositiva voltada à implementação de políticas reais e efetivas.

Com o tema central “Colaboração na Saúde: Construção de Políticas Públicas com foco nas pessoas”, o evento abordou questões fundamentais como SUS, financiamento da saúde, integração entre os setores público e privado, comunicação e saúde, câncer e doenças cardiovasculares, sustentabilidade ambiental e o cenário global da saúde.

Durante o fórum, Dr. Helder Leone participou da plenária e debate “Cardiovascular e Câncer: Os Desafios dos Municípios”, ao lado de grandes nomes da saúde nacional, como Ariane Macedo, Camila Araújo, Cléber Sérgio da Silva, Cristiane Martins Pantaleão, Daniel Porto Soares, Eduardo Luiz da Silva, Elis Oliveira, José Barreto Carvalheira, Lely Guzmán, Marlene Oliveira, Marlon Hallisson Cardoso Ramos, Roberto Otto Augusto de Lima e Sandro Garcia Hilário.

Em sua participação, o diretor-presidente do HDG apresentou as experiências bem-sucedidas de descentralização do atendimento oncológico promovida pela Instituição, por meio das Unidades de Extensão Clínica em Oncologia localizadas em Salinas, Pirapora e Brasília de Minas.

“As experiências das nossas Unidades de Extensão têm mostrado que é possível descentralizar o atendimento especializado com qualidade e eficiência, levando cuidado e esperança para mais perto das pessoas. A unidade de Salinas, pioneira nesse modelo no Brasil, tornou-se referência nacional por demonstrar que a interiorização da oncologia é um caminho viável e necessário para ampliar o acesso ao tratamento e reduzir desigualdades regionais”, destacou Dr. Helder Leone Alves de Carvalho.

A participação do Hospital Dilson Godinho no Global Forum Fronteiras da Saúde 2025 reforça o compromisso da instituição em contribuir ativamente para o fortalecimento da saúde pública e privada, compartilhando experiências inovadoras e sustentáveis que inspiram políticas de descentralização e equidade no atendimento em todo o país.