MOC NA COP30 Prefeito Guilherme Guimarães participa do Fórum de Líderes Locais e reafirma o compromisso da cidade com o clima

SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação, Fábio Marçal e Solon Queiroz
Montes Claros continua a se destacar no cenário tanto nacional quanto internacional ao participar, no Rio de Janeiro, do Fórum de Líderes Locais da COP30. Este encontro, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos, reúne mais de 300 administradores do Brasil e do mundo com um objetivo em comum: promover o papel das cidades na luta contra as mudanças climáticas e na criação de um futuro mais sustentável.
Referência ambiental
Montes Claros é reconhecida como a cidade dos parques e considerada um dos melhores lugares para viver no Brasil, conforme estudo recente elaborado pela consultoria Macroplan, que levou em conta o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O levantamento avalia 15 indicadores relacionados à saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade. A cidade possui uma das mais extensas áreas verdes do país, com mais de 1,6 milhão de metros quadrados de vegetação.
cerca de três árvores para cada cidadão.
Área verde
Montes Claros abriga um parque estadual, o Parque da Lapa Grande Paulinho Ribeiro, que tem uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 1.536.000 (um milhão, quinhentos e trinta e seis mil) metros quadrados, além de 15 parques municipais, ricos em áreas verdes, trilhas para caminhadas, obras de arte e outros atrativos, que recebem diariamente centenas de visitantes para a prática de esportes, atividades de lazer, leitura e entretenimento. Os parques Milton Prates e da Sapucaia se destacam, juntos, oferecendo mais de 50 hectares. A cidade também conta com várias praças, canteiros e muitos outros espaços verdes.


