SUSTENTABILIDADE NA FESTA NACIONAL DO PEQUI Prefeitura recolheu, através do projeto Recicla aos Montes, 143 quilos de recicláveis

SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Divulgação
A Festa Nacional do Pequi, realizada pela Prefeitura de Mones Claros, através da Secretaria de Cultura e Turismo, de 7 a 9 de novembro, foi tempo de se deliciar com os frutos do cerrado, de ouvir boa música, de lazer e muita diversão. Mas também foi tempo de conscientização sobre a importância da reciclagem para a garantia de uma cidade sustentável.
Por isso, durante os três dias, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, através da Coordenadoria do Lixo Zero, trouxe para a festa o programa Recicla aos Montes. No local, a equipe do Recicla aos Montes montou uma tenda, transformada em ponto oficial de coleta seletiva, com bags para destinação de material reciclável, garantindo que a celebração fosse também um gesto de respeito ao meio ambiente e valorização das associações de catadores.
A cada dia de festa, uma das Associações de Catadores de Montes Claros (MonteSul, ReciclaVilla, EcoGalpão e 3Rs) ficou responsável pela coleta dos recicláveis dentro e ao redor do evento, organizando tudo nos porta-bags. O material coletado por cada Associação era enviado para o galpão da cooperativa correspondente. As associações menores se uniram para trabalhar em dupla. Todo o material recolhido será comercializado pelas associações.
Durante a festa, equipes do Recicla aos Montes e das associações realizaram divulgação sobre a importância da reciclagem para um mundo mais sustentável, bem como as possibilidades de se tornar parceiros de uma das cooperativas de catadores.
Ao final dos três dias de festa foram contabilizados 143 kg e 50 g de materiais recicláveis coletados. Resultado que reforça a importância da educação ambiental, da participação dos catadores e da responsabilidade compartilhada para um município mais limpo e sustentável.
Para a coordenadora do Lixo Zero da Secretaria de Serviços Urbanos, Maíra Prates, “a atuação do Projeto Recicla aos Montes na Festa Nacional do Pequi, junto às associações de catadores, foi fundamental para manter o espaço do evento limpo e organizado. Além de reduzir o acúmulo de resíduos, a coleta seletiva reforçou o cuidado com a cidade e preveniu impactos ambientais.
A reciclagem do lixo é uma ação das mais importantes para preservação do meio ambiente. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, permitindo que chegue até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa ou em eventos como a Festa Nacional do Pequi pode ser reaproveitada. Importante destacar também que a reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo.

