
Texto e fotos: Divulgação/Ascom HDG
A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, mantenedora do Hospital Dilson Godinho (HDG), por meio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), realiza durante todo o mês de novembro, uma ampla programação do “Novembro Azul”, com foco na conscientização e prevenção do câncer de próstata e outras doenças que afetam a saúde do homem.
A campanha deste ano reforça o tema “Prevenção é o melhor cuidado”, destacando a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), os números do câncer de próstata reforçam a urgência das ações preventivas. Já o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o equivalente a 67,86 casos para cada 100 mil homens.
Trata-se do câncer mais incidente entre os homens (excluindo tumores de pele não melanoma) e o segundo que mais mata no país. Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros morreram em decorrência da doença — uma média de 44 mortes por dia. Esses dados reforçam a urgência da conscientização, da informação e da prevenção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que alguns hábitos podem reduzir fatores de risco, como: controle do tabagismo; prevenção ao uso de álcool; prática regular de atividade física; alimentação saudável; combate ao sedentarismo e à obesidade, entre outros.
O diretor-presidente da Fundação de Saúde, Dr. Helder Almeida, reforça a importância da iniciativa. “O Novembro Azul é uma das ações mais significativas para nós, porque leva informação, acesso e cuidado especializado para homens de dezenas de cidades da macrorregião. Ao descentralizar os serviços e ampliar a oferta de exames, garantimos que mais pessoas tenham a oportunidade de se prevenir e detectar precocemente doenças que podem salvar vidas. Esse compromisso com a prevenção reflete a missão do HDG em promover saúde de forma ampla, humana e acessível”, ponderou Leone.

Unidades de Extensão
A programação também envolve ações nas Unidades de Extensão em Oncologia Clínica de Salinas, Pirapora e Brasília de Minas, além da sede em Montes Claros e de cidades parceiras.

Pirapora
A programação em Pirapora será no dia 21, 22 e 28/11. No dia, 21, acontecerá blitz educativa na unidade de oncologia, sobre rastreio e prevenção ao câncer de próstata, em parceria da liga de saúde coletiva da FUNAM – acadêmicos do quinto período de Enfermagem – e Kelle Braga, assistente social e Rhaniel Rabelo, psicólogo.
No dia dia 22, de 12h às 14h, entrevista na rádio Clube FM 100,9, no Programa Club D’elas, com Joicy Fonseca, nutricionista da Unidade de extensão à jornalista Onilda Santos
Dia 28, de 14h às 15h30, palestra na Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM), com Carolliny Pimenta, enfermeira gestora e Marisa Fonseca, técnica em enfermagem.
Salinas
No dia 27 de novembro, das 8h às 11h, haverá coleta de PSA, palestras, serviços de corte de cabelo e barba, gratuito para homens, aferição de sinais vitais e café da manhã.

Brasília de Minas
No mesmo dia, às 8h30, a unidade de Brasília de Minas oferecerá acolhimento com orientações de autocuidado (limpeza de pele) com profissional de estética, café da manhã, palestra com a médica Caroline Figueiredo; espaço informativo sobre serviços ofertados e depoimento de paciente em tratamento de câncer de próstata, em nossa unidade de extensão.

Atividades em Montes Claros
Também no dia 27/11, haverá palestra da médica radio-oncologista Laís Santiago, seguida de apresentação da Banda de Música da 11ª Região da Polícia Militar (11ª RPM), às 9h, em frente ao setor de Oncologia do HDG.
No dia 30/11, das 9h às 13horas, na Rua 02, nº 109, bairro Chiquinho Guimarães, em frente à sede da ONG Caminhos da Solidariedade, acontecerá a Ação Global do Rotary Club de Montes Claros Leste.
Nesta ação, o HDG participará com exames de PSA, com apoio da Igreja Católica São Geraldo, Pastoral da Crianças, PASCOM, Pastoral Social Emaus Vida, CRAS e Unidades de Saúde.
A coordenadora da UNACON, Jane Santa Rosa, reforça a relevância da campanha. “Ações como o Novembro Azul são essenciais para despertar a consciência sobre a importância do cuidado preventivo. São momentos de diálogo com a comunidade, que ajudam a combater o preconceito e o receio que ainda fazem muitos homens evitarem a busca por atendimento especializado. Levar informação, acolhimento e serviços acessíveis é transformar realidades e promover mais saúde e qualidade de vida”, destacou Santa Rosa.