Notícias

CEPT/Unimontes abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec com 180 vagas em seis municípios

CEPT/Unimontes abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec com 180 vagas em seis municípios

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), oferece 180 vagas e formação de cadastro de reserva para alunos interessados em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito da Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As oportunidades são destinadas aos municípios de Capitão Enéas, Glaucilândia, Manga, Montes Claros, São João da Ponte e Taiobeiras, no Norte de Minas, com turmas presenciais no turno noturno.

Estão sendo ofertados os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal, com carga horária de 300 horas, e Cuidador de Idoso, com duração de 160 horas. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Os candidatos selecionados e matriculados receberão, durante o curso, ajuda de custo no valor de R$ 9,00 por dia de aula frequentada, conforme previsto no edital.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 23 de janeiro a 10 de fevereiro de 2026, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço www.cept.unimontes.br, no menu Processos Seletivos, com envio da documentação comprobatória exigida.

O edital completo também pode ser consultado no link https://www.cept.unimontes.br/images/Edital_05_2026_-_Alunos_Cursos_FIC.pdf ou nos sites www.cept.unimontes.br e www.unimontes.br.

A lista de classificação dos candidatos será divulgada no dia 12 de fevereiro, e o resultado final está previsto para 20 de mesmo mês, conforme cronograma do processo seletivo.

Bolsa Formação

A Bolsa Formação Pronatec/CEPT/Unimontes visa potencializar a Educação Profissional e Tecnológica, bem como expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, contribuindo para a formação de trabalhadores e para o fortalecimento das políticas públicas de educação e inclusão social.