ENCONTRO MARCADO Batalha de ritmos promete marcar o Encontro de Blocos, uma das marcas registradas do carnaval montes-clarense

SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Solon Queiroz
Montes Claros se consolidou como destino turístico para os apaixonados pelo carnaval. Já são 11 anos que a cidade promove carnaval de rua com blocos levando diversão para foliões em todas as regiões da cidade. Nos cinco dias de folia são vários os ritmos que ecoam pela cidade convidando as pessoas para uma diversão segura e gratuita.
Em 2025 a rede hoteleira da cidade registrou taxa de ocupação acima de 90% durante os dias da folia momesca e nas ruas mais de 150 mil pessoas curtiram junto aos blocos carnavalescos.
Um dos pontos altos da festa organizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura e Turismo, é o Encontro de Blocos, que neste ano traz para a Avenida Viriato Ribeiro de Aquino 12 dos 25 blocos que farão o carnaval 2026 em Montes Claros. Os blocos que vão se revezar no palco do Circuito Viriato Ribeiro de Aquino prometem não deixar ninguém parado. No local, a folia que começa às 15h, segue noite adentro e só terá fim à 01 da madrugada.
A diversidade de ritmos vai dar o tom do circuito, com blocos arrastando os foliões ao som de música eletrônica, funk, axé, pagode, rap, muito rock e samba. As tradicionais marchinhas de carnaval não vão ficar de fora, é o que prometem os organizadores do Bloco Los Fuleiros.
Já a promessa do Bloco Capa Preta é colocar o rock´n roll na folia. “O Bloco Capa Preta está em seu 7º ano de existência, com a característica de celebrar o carnaval com muito Rock e influências da nossa cultura local. Uma alternativa à tendência musical da época e opção de diversão aos amantes do rock´n roll”, afiança Francisco Mineiro, integrante do bloco.
No local, 14 barraquinhas e 2 beers trucks vão garantir bebida e comida para quem for presenciar essa “batalha” de ritmos.
Para que a festa fique ainda melhor, a avenida vai ganhar uma decoração carnavalesca e estrutura para atender o público que vai ao local conferir essa “batalha” de ritmo. Por isso, a avenida foi fechada para o trânsito de veículos desde terça-feira (10).
Confira os blocos que participam do encontro:
Praia do Pardini, Raparigas do Bonfim, Capa Preta, Arco Íris do Amor, Bloco Maracangaya, Bloco do Black, Calango Baila, Carnaval do Morada, Bloco do Cirão, Bloco Rockodum, Yorubloco e Bloco Los Fuleros.