Notícias

HDG promove palestra sobre riscos psicossociais e atualização da NR-01

HDG promove palestra sobre riscos psicossociais e atualização da NR-01

Instituição reforça compromisso com a saúde mental e a segurança dos colaboradores

 

Texto e fotos: Divulgação/HDG

 

O Hospital Dilson Godinho (HDG) realizou, na última quarta-feira, 11/02, palestra Institucional sobre Riscos Psicossociais e o Mapeamento conforme a atualização da NR-01.

O evento reuniu gestores e coordenadores da Matriz e das Unidades de extensão clínica em Oncologia e Nefrologia, em um importante momento de conscientização, alinhamento estratégico e fortalecimento das práticas de Saúde e Segurança Ocupacional.

A ação foi ministrada pela empresa Vivamente, especializada na temática, com condução interna da coordenação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), evidenciando o compromisso contínuo do HDG, com a promoção de ambientes de trabalho cada vez mais seguros, saudáveis, éticos e humanizados.

As transformações no mundo do trabalho — intensificação de demandas, metas desafiadoras, alta responsabilidade técnica, necessidade de resultados e mudanças constantes —, exigem das instituições um olhar atento não apenas aos riscos físicos, mas também aos fatores emocionais e organizacionais que impactam diretamente as pessoas.

“Mais do que uma atualização normativa, o encontro representou um espaço de reflexão sobre o cenário atual das organizações e os desafios relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho — tema que tem ganhado relevância crescente no contexto institucional e social”, destacou Samuel Barbosa, engenheiro ambiental e de segurança do trabalho e coordenador do SESMT.

Para o Diretor-Presidente da Instituição, Helder Leone Alves de Carvalho, cuidar das pessoas é um valor inegociável para o HDG.

“A atualização da NR-01 vem ao encontro daquilo que já buscamos fortalecer diariamente: um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso. Investir na prevenção dos riscos psicossociais é investir na sustentabilidade da nossa Instituição e no bem-estar dos nossos colaboradores”, ponderou Leone.

 

Riscos psicossociais

Os riscos psicossociais envolvem aspectos como: excesso de demandas e sobrecarga de trabalho; pressão por resultados; conflitos interpessoais; assédio moral; falta de reconhecimento; comunicação ineficiente; ambientes com baixa previsibilidade ou suporte, entre outros fatores.

Eles podem comprometer a saúde mental, gerar estresse crônico, adoecimentos, queda de produtividade, aumento do absenteísmo e impactos negativos no clima organizacional.

Nesse contexto, cuidar da saúde mental deixa de ser apenas uma iniciativa pontual e passa a ser uma estratégia institucional, diretamente relacionada à sustentabilidade, à qualidade dos serviços prestados e à valorização das pessoas. 



Atualização da NR-01

A atualização da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), trouxe avanços significativos ao estabelecer diretrizes mais robustas para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, incluindo de forma expressa os riscos psicossociais no âmbito do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Com isso, as organizações passam a ter responsabilidade ampliada na: identificação dos fatores psicossociais; avaliação sistemática desses riscos; implementação de medidas preventivas e corretivas e monitoramento contínuo do ambiente organizacional.

Essa atualização reforça a necessidade de uma gestão integrada, técnica e preventiva, alinhada às boas práticas de governança, responsabilidade social e cuidado com as pessoas.

A coordenação do SESMT destacou que o momento representa mais uma etapa de avanço do Projeto de Adequação à NR-01, estruturado de forma técnica, responsável e participativa.

Segundo Samuel Barbosa “a atualização da NR-01 amplia o olhar sobre a saúde ocupacional, integrando de forma mais clara os riscos psicossociais ao gerenciamento de riscos. O HDG demonstra, com essa iniciativa, que está comprometido em antecipar cenários e estruturar processos de forma preventiva. Esse projeto não se trata apenas de atender uma exigência normativa, mas de consolidar uma cultura de prevenção, ressaltou o coordenador do SESMT.

Edmeire Muniz, coordenadora da unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), destacou a sua participação no treinamento como bastante proveitosa. “Achei de suma importância a iniciativa do SESMT, com o apoio da Diretoria, em investir num assunto delicado e relevante para todos os colaboradores. Tenho certeza que teremos resultados muito positivos para gestão e colaboradores”, frisou Edmeire.