Notícias

Centro Cultural recebe exposição coletiva “Presenças”

Centro Cultural recebe exposição coletiva “Presenças”

Mostra reúne nove artistas e celebra a diversidade da arte contemporânea em Montes Claros

 

Montes Claros recebe, a partir desta sexta-feira, 11 de setembro, às 19h, a exposição coletiva “Presenças”, que reúne trabalhos de nove artistas no Centro Cultural Hermes de Paula.

A mostra, que poderá ser visitada até o dia 30 de setembro, é a segunda exposição do “Coletivo Raíz e Cor” e acontece pouco menos de um ano após a primeira, intitulada “Visualidades do Ser”.

Com curadoria da artista visual AGabs, integrante do coletivo, “Presenças” apresenta pinturas e uma instalação produzidas por sete artistas do Coletivo Raíz e Cor e dois artistas convidados.

Em sua maioria, os participantes são estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A exposição também conta com a participação da médica acupunturista e artista Julianna Lopes, ampliando o diálogo entre diferentes trajetórias e experiências no campo das artes.

A proposta da mostra é refletir sobre aquilo que os artistas colocam de si em suas produções e sobre as diferentes maneiras pelas quais a existência, os seres, as memórias, os afetos e os sentimentos podem ocupar uma obra de arte. Ao mesmo tempo, “Presenças” evidencia como novos artistas podem ocupar os espaços culturais da cidade, apresentando ao público sua produção e acompanhando, em tempo real, o desenvolvimento de suas poéticas.

Segundo a curadora AGabs, a exposição nasce justamente da necessidade de reconhecer a individualidade de cada participante sem tentar transformar a diversidade em uma única linguagem.

“‘Presenças’ é um espaço para perceber aquilo que cada artista coloca de si na obra. Não buscamos criar uma unidade estética entre os participantes, mas valorizar as diferenças, as experiências e as formas particulares de cada um estar no mundo. É uma exposição que mostra artistas em processo, em desenvolvimento, ocupando espaços de cultura e permitindo que o público acompanhe essa construção.”, explica AGabs.

Com estilos e técnicas diversos, os artistas apresentam trabalhos que dialogam com questões relacionadas à existência, identidade, memória, conexão e afetos. Cada produção preserva sua autonomia, mas, ao integrar a exposição, passa a estabelecer relações com as demais obras e com o próprio espaço expositivo.

A exposição “Presenças” se constitui, assim, como um campo aberto de encontros. Mais do que estabelecer uma temática única ou uma estética comum, a mostra propõe ao público observar como diferentes subjetividades podem coexistir em um mesmo espaço, reconhecendo a potência artística presente justamente na diversidade.

Entre os participantes está o artista visual Marcos Barros, que apresenta duas obras na exposição: “Flor(e)ser” produzida em 2025, com a técnica de óleo sobre tela, e “Composição Banzé”, de 2026, realizada com a técnica de String Art.

A presença de duas obras com técnicas distintas evidencia também a diversidade de possibilidades exploradas pelos artistas que integram “Presenças”, colocando lado a lado diferentes materiais, linguagens e formas de expressão.

Para Marcos Barrros, participar da exposição representa uma oportunidade de compartilhar com o público diferentes momentos de sua produção artística e estabelecer novos diálogos por meio das obras.

“Estar em ‘Presenças’ é muito significativo porque permite apresentar duas obras que partem de técnicas e momentos diferentes da minha produção. ‘Flor(e)ser’, em óleo sobre tela, e ‘Composição Banzé’, em String Art, mostram um pouco dessa busca por experimentar linguagens e encontrar diferentes maneiras de expressar aquilo que atravessa o meu olhar. Dividir esse espaço com outros artistas também amplia as possibilidades de troca e de diálogo com o público.”, destaca o artista.

A exposição “Presenças” tem abertura nesta sexta-feira, 11 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, e permanece aberta à visitação até 30 de setembro. A entrada e visitação são de graça.


 

Serviço

Exposição coletiva “Presenças”

Abertura: sexta-feira, 11 de setembro

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Hermes de Paula

Visitação: até 30 de setembro

Entrada de graça

Curadoria: AGabs

Artistas: sete integrantes do Coletivo Raíz e Cor e dois artistas convidados