O concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro da Administração do Município de Montes Claros foi realizado em 2015 e disponibilizou um total de 120 vagas, 12 delas destinadas a pessoas com deficiência. Agora, este concurso teve prorrogado seu prazo de validade até 2021 graças a uma iniciativa facultada ao Município e que foi adotada pelo prefeito Humberto Souto, através do Decreto Municipal nº 3.861, de 24 de junho.
A medida levou em consideração que o prazo de validade do concurso é de dois anos, validade esta que teve início com a homologação do certame, ocorrida no dia 27 de junho de 2017. Assim, conforme disposto no inciso III do artigo 37 da Constituição Federal, a validade do certame pode ser prorrogada uma vez, por igual período.
A medida é específica em relação aos cargos de Administrador, Agente Cultural, Arquiteto, Arquivista, Auditor de Tributos, Auxiliar de Educador Cuidador, Bibliotecário, Comunicador Social, Educador Cuidador, Educador Físico, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Químico, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Monitor de Oficina de Artesanato, Sociólogo, Técnico em Laboratório e Técnico em Manutenção de Equipamentos, em virtude da existência de candidatos aprovados dentro do número de vagas que ainda não foram nomeados.