Texto: Wesley Gonçalves/Ascom CdB
Fotos: Léo Queiroz
Montes Claros conheceu na noite desta segunda-feira, 16/5, os vencedores do Concurso Comida di Buteco (CdB). Essa é a 15ª edição na cidade e a noite foi de surpresas para os 15 bares participantes e os convidados da Saideira.
Este ano, o CdB voltou ao seu formato original. Em 2021, ele aconteceu de forma híbrida devido à pandemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) Covid-19.
O público e os jurados tiveram 24 dias para visitar, experimentar e votar nos petiscos concorrentes. É válido ressaltar que o título de melhor buteco da cidade é a somatória de quatro quesitos: Melhor petisco, melhor atendimento, melhor higiene do bar e melhor temperatura da bebida.
Das 22 edições do Comida di Buteco no Brasil e 15ª em Montes Claros, a cidade consagrou 11 vencedores diferentes. Bendita Espeteria (2022); Thom Bar, em três edições (2021, 2014 e 2012); Carrancas (2019); Estação 23 (2018), Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo, por três vezes (2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).
O CdB começou, simultaneamente, no dia 08/4, em todo o Brasil, sendo a 22ª edição do Concurso Comida di Buteco (CdB) no país e a 15ª edição em Montes Claros.
Foram quase 800 butecos de Norte a Sul do país, disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. Os petiscos participantes de 2022 tiveram um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil.
Vencedores
O Bendita Espeteria, estreante em 2021 e segundo lugar no ano passado, este ano com o petisco “Benditas ao Pomodoro” (Almôndegas recheadas com azeitona e purê de batatas acompanhadas de bastante molho e queijo derretido), ficou com o primeiro lugar e levou o título de Melhor Buteco de Montes Claros.
“Depois de um mês do concurso, é uma alegria está subindo com a minha família no pódio para receber esse prêmio do melhor buteco daqui de Montes Claros”, ressaltou emocionado Frederico Guilherme, dono do bar.
O Thom Bar, vencedor por três vezes, ficou com o segundo lugar com o prato “Ayla: Do Luar ao Bar, o Amor Veio Representar” (Polpeta de mix de carnes, recheada de presunto, muçarela e catupiry à moda da casa, ao molho sugo especial, sobre nuvem de algodão-doce temperado com pimenta e estrelinhas de pão sírio com patê tropical), que ainda faturou o prêmio do “Desafio Rezende” e um cheque de 1 mil reais.
“Ano passado ficamos em primeiro e neste ano, em segundo. É muito bom e gratificante participar deste concurso”, disse Thonnele Mendes, do Thom Bar.
O estreante Lopes Bistrô com o petisco “Sinhá Zefa” (Escalope bovino grelhado ao alho. Acompanha queijo Minas empanado, purê de queijo, geleia de pimenta, pão ciabatta da casa e vinagrete com manjericão e cebola roxa) levou o terceiro lugar e ainda faturou o segundo lugar com o “Desafio Rezende” e ganhou um cheque de 500 reais.
“Estrear no Comida di Buteco e ficar entre os três primeiros, isso que é importante pra gente. Pegar firme para 2023, essa nova jornada aí pra gente”, enalteceu Flávio Gomes.
O Carrancas Mercado faturou o tíitulo de melhor Caipirinha da cidade, desafio proposto pela “Reserva 51”.
“A empresa que faz a apuração dos votos é a responsável pela coleta das cédulas com os bares e também a leitura dos votos e envia para a gente o resultado final que vamos descobrir aqui hoje. A nossa expectativa em todo Brasil é de 1 milhão de votos, e estamos muito felizes com o sucesso de mais uma edição do Comida di Buteco. É importante ressaltar que nada disso seria possível sem o empenho dos bares participantes, sem os votos do público e dos jurados, sem as marcas patrocinadoras, que são quem realmente bancam todo o concurso. Ainda é válido agradecer todo o apoio da imprensa que é quem dá voz ao CdB”, enfatizou a coordenadora do concurso em Minas, Ana Carolina Mayrink.
O concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. E todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: “o buteco” que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras como a fonte financiadora; o poder público que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos, impostos, turismo; o público, que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso e abrange grandes parceiros, mídia jornalismo e influenciadores, alavancando de forma positiva e poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.
Patrocinadores 2022
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: O BUTECO.
Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:
Santander
Nacional
Santander e a Gastronomia
O Santander se mantém como banco oficial do evento e seus clientes terão 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes. Além disso, a Getnet será o meio de pagamento oficial. Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.
Piraquê
Nacional
A Piraquê acredita que o Concurso Comida Di Buteco tem um Quê de Originalidade, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela segunda vez consecutiva, a marca patrocina a ação, com visibilidade em todos os botecos participantes. Dessa forma, Piraquê contribui para o fortalecimento dos bares tradicionais que, assim como a marca, valorizam receitas exclusivas e originais.
Amstel
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vale do Aço, Montes Claros, Uberlândia e Poços de Caldas. “Amstel volta a ser a cerveja oficial do Comida di Buteco nas cidades do Rio de Janeiro e inaugura sua presença em Belo Horizonte e Minas Gerais, pois entende a importância e tamanho do evento como uma grande possibilidade de estreitar o relacionamento com consumidores e pontos de venda parceiros destas cidades, além do papel social da plataforma que estimula o empreendedorismo familiar. Agora com distribuição nacional, queremos reforçar nossas credenciais de qualidade: puro malte feita com levedura holandesa, e também fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. É uma maneira de trazermos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país”, comenta Anna Luísa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.
Seara/Rezende/Incrível
Nacional com ativações diversas por regiões
A Seara, que sempre surpreende os brasileiros com muito sabor, qualidade e inovação não poderia ficar de fora do evento que prestigia a cozinha de raiz e incentiva o pequeno empreendedor de bares e botecos do país., por isso, é patrocinadora do Comida di Buteco e convida o público para provar todo o sabor do seu portfólio de produtos. A marca leva para o evento a Linguiça Calabresa Defumada Seara que é feita com carnes nobres, defumada naturalmente e com um tempero marcante de pimenta calabresa. Outro produto tema do concurso é a Linguiça Defumada Rezende, com sabor de casa, é ideal para elaborar pratos diversos. Completando a participação da Seara, pela primeira vez a competição terá receitas com proteína vegetal. A marca INCRÍVEL, que oferece versatilidade no consumo de proteína vai contribuir para tornar os botecos mais inclusivos, tornando todos bem vindos a mesa e não deixar ninguém de fora da experiência do Comida di Buteco. Os petiscos vegetais serão feitos com a carne moída 100% vegetal Incrível, que tem o mesmo sabor e textura que a carne moída de origem animal, permitindo os Botecos fazerem versões de receitas já tradicionais, como um bolinho de carne, além de outras receitas criativas para a competição.
Mc Cain
Nacional
A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 5 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz, aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o aperitivo mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.
Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: a Batata Temperada com Páprica & Pimenta, que possui uma textura super crocante, corte fininho e visual rústico super diferenciado pela presença de tempero e casca. O produto é muito versátil, pois é perfeito para ser servido como uma porção cheia de sabor, já que combina muito bem com diversos molhos e coberturas, mas também funciona muito bem como acompanhamento de carnes, hambúrgueres e outros pratos incríveis.
Chandon
Nacional
“Assim como a Chandon, a comida de boteco é genuinamente brasileira. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Por esse motivo juntamente ao Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades de ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com nossos espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar a retomada dos butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com um Kit de Serviço Chandon, e o campeão nacional ganhará o kit e a uma viagem para 2 pessoas para viverem uma experiência única na vinícola Chandon, localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Além disso, a marca também convida todos os participantes e consumidores a se juntarem a Comunidade Chandon, através de cadastro via QR code, oferecendo cursos exclusivos sobre a história da marca, apresentação de seus espumantes e dicas de consumo.”
Heinz
Nacional
A Heinz, dona do ketchup nº1 do mundo, patrocina o Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. “O Comida di Buteco é um dos concursos mais tradicionais do país, unindo os melhores bares do Brasil em torno de uma competição deliciosa. E a Heinz, marca tão amada pelos brasileiros, irá contribuir novamente para elevar a experiência com sua qualidade superior e garantir ainda mais sabor aos petiscos criados no concurso, que ficam muito gostosos com nossos condimentos. Estamos felizes por irmos em busca do melhor Buteco do Brasil, uma vez mais”, Thais Corrêa, especialista de Brand Building da Kraft Heinz.
Reserva 51
Nacional
“O projeto Comida di Buteco tem total afinidade com nosso produto. Para tornar a competição de 2022 ainda mais especial, lançaremos o concurso Caipirinha Perfeita, a ser elaborada exclusivamente com a nossa Cachaça 51 Edição Histórica. Assim, além de destilar uma dose a mais de sabor nessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil, criaremos momentos de consumo e apreciação que reforçam a versatilidade do nosso produto, que é também uma importante fonte de renda para os donos de bar”, comenta Luciano Sadi Andrade, head of marketing da Cia Müller de Bebidas.
Novos Negócios
Ao longo do período 2020/2021, o Comida di Buteco expandiu os horizontes da sua marca, levando a cultura butequeira para além do concurso e dos butecos como lugares físicos. Estas novas iniciativas permitem à marca estar presente mesmo fora do período do concurso e são alternativas para estarmos próximo do nosso público, fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade. São estas as iniciativas implementadas:
Linha Festas Comida di Buteco
Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, desenvolvemos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.
Piraquê Comida di Buteco
Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lançou os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.
Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play
O Sympla Play, uma das linhas de negócio da plataforma Sympla, que comercializa cursos e conteúdos digitais, nos convidou para desenvolvermos uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco.
Esta primeira leva traz 10 receitas premiadas de BH.
Você poderá adquirir os vídeos das receitas, com a história de cada um desses butecos, um card com a receita para ser impressa, um certificado/gift, além de um vídeo institucional do Comida di Buteco.
O produto pode ser adquirido na plataforma www.sympla.com.brNa edição 2022, também pela primeira vez, os participantes poderão localizar os quase 800 bares, dos 21 circuitos dentro do App da Sympla, no ícone “explorar”. Ali vão encontrar o buteco participante mais próximo, ou o melhor caminho para aquele petisco que deseja conhecer. O App da Sympla pode ser baixado gratuitamente e está disponível nas versões Android e IOS.
Camisetas Comida di Buteco Chico Rei
O Comida di Buteco está presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolveu e comercializa 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco. A linha está disponível na loja chicorei.come é mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos.
Serviços
Empresas patrocinadoras em: Montes Claros
Cerveja Oficial: Amstel
Apresentador: Piraquê
Patrocinadores: Rezende, McCain
Banco Oficial: Santander/GetNet
Apoiadores: Heinz, reserva 51, Tabasco, Chandon, Dubai Hotel, Alternativa Publicidade, Santanense, Dickies, Abrasel.
Promoção: Inter TV Grande Minas
Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves – [email protected]
Coordenação em Minas do Comida di Buteco: Ana Carolina Mayrink – [email protected]
Coordenação Local do Comida di Buteco: Janaína Ferreira – [email protected]
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco
Site: www.comidadibuteco.com.br