Texto: Ascom/HDG
Fotos: Orimar Santos
A Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho assumiu, em fevereiro deste ano, o serviço de nefrologia no município de Pirapora. Com a descentralização do serviço, a Fundação visa garantir o atendimento eficiente durante o tratamento, criando condições para acompanhar a demanda e ofertar um serviço de qualidade e segurança nos diagnósticos e tratamentos dos usuários da microrregião de Pirapora.
Ao assumir o serviço, Pirapora se une a Montes Claros e Salinas, cidades que contam com unidades de serviço em nefrologia da Fundação Dílson de Quadros Godinho. “Dispomos de todas as condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada em nefrologia, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde”, ressaltou o diretor-presidente Helder Leone Alves de Carvalho.
É válido ressaltar que a Prefeitura de Pirapora, distante 170 quilômetros de Montes Claros, é uma importante parceira da fundação no processo de prestar serviço de nefrologia para uma população microrregional de aproximadamente duzentas mil pessoas, e engloba as cidades de Buritizeiro, Várzea da Palma, Ibiaí, Lassance, Santa Fé de Minas e Ponto Chique e está inserida na Bacia do Médio São Francisco.
O secretário de saúde de Pirapora, Rafael Lana comemora as melhorias no serviço ofertado à população da microrregião do médio São Francisco e destaca a parceria com a Fundação Dílson de Quadros Godinho.
“A Fundação assumiu a gestão da hemodiálise em Pirapora, o que beneficia diretamente a todas as pessoas que precisam deste serviço. O setor se tornou uma filial da Fundação Dilson de Quadros Godinho e será administrada pela mesma. A transição aconteceu com intermédio e apoio da Secretaria de Saúde (Sesau) para que o serviço não fosse interrompido, sempre visando o bem estar de todos os pacientes”, destacou Rafael Lana.
Flávia Alves Câmara, enfermeira do Núcleo de Apoio à Gestão do Hospital Dílson Godinho (HDG), esteve presente na transição do serviço de nefrologia em Pirapora e ressalta as melhorias que já estão sendo feitas naquela unidade.
“É com satisfação e alegria que a Fundação assumiu o serviço de nefrologia em Pirapora. De início já levamos e já estão em funcionamento 23 novas máquinas da hemodiálise, o que garante melhor qualidade e bem-estar para os pacientes”, ressaltou.
Melhorias na Nefrologia
Dentre as diversas ações que estão sendo implementadas para melhorar a assistência da microrregião de Pirapora, destaque para a readequação de equipe e processos assistenciais, substituição das máquinas de hemodiálise – proporcionando mais eficiência e qualidade –, manutenções periódicas no sistema de osmose reversa – conforme preconizado pelo Ministério da Saúde –, ampliação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares, além de reforma estrutural.
Marcelo Teixeira, coordenador do serviço de nefrologia e extensão em oncologia clínica da Fundação, ressalta a importância dessa nova unidade na microrregião de Pirapora. “Viemos para somar com a Secretaria de Saúde de Pirapora, implementar melhorias importantes nos processos de nefrologia, na estrutura de acolhimento e atendimento aos pacientes, pois somos referência em nefrologia não apenas em Montes Claros, mas também em Salinas e agora, em Pirapora”, finalizou o coordenador.