Notícias

TÉCNICA MINIMAMENTE INVASIVA É UTILIZADA EM TRATAMENTO DE ESTENOSE AÓRTICA NA SANTA CASA

TÉCNICA MINIMAMENTE INVASIVA É  UTILIZADA EM TRATAMENTO DE ESTENOSE AÓRTICA NA SANTA CASA

A Estenose Aórtica é uma condição em que a válvula aórtica do coração se estreita e não permite o fluxo sanguíneo adequado para fora do coração e para o resto do corpo. Isso pode levar a sintomas como dor no peito, tontura e falta de ar.

Para tratar essa condição, a Santa Casa de Montes Claros, em Minas Gerais, tem utilizado um procedimento inovador chamado TAVI (Implante Transcateter de Bioprótese Valvar Aórtica), que é minimamente invasivo em comparação com uma cirurgia tradicional.

Recentemente, a equipe médica da Santa Casa realizou a 6ª TAVI, mas desta vez, em um paciente que já havia sido operado e possuía uma bioprótese na posição da válvula aórtica. Neste caso, de forma inédita, foi necessário colocar uma bioprótese dentro da outra, em um procedimento chamado valve-in-valve. 

Para entender melhor o procedimento, o Dr. Daniel Ramos, responsável pela realização da TAVI, explica que foi usado o protocolo de grandes centros, que inclui sedação consciente, ecocardiograma transtorácico, punção ecoguiada, implante da valva por cateter e fechamento arterial com perclose.

De acordo com o médico, a TAVI oferece diversos benefícios para o paciente, como um tempo menor de internação,além de uma recuperação mais rápida e menos chance de infecção. “Na cirurgia tradicional, geralmente o paciente fica internado de sete a dez dias, Já com a TAVI o paciente recebe alta em dois dias”, explica Dr. Daniel. 

A importância do trabalho em conjunto também é destacada pelo médico. Ele ressalta que o planejamento da TAVI começa dias antes da data do procedimento e requer cuidado e atenção em cada detalhe pelos diversos setores do hospital, incluindo médicos, enfermeiros, equipe técnica de enfermagem, equipe administrativa, suprimentos e setores de apoio.

Com a realização do procedimento em pacientes com condições mais complexas, a equipe médica da Santa Casa de Montes Claros demonstra seu comprometimento em fornecer o que há de mais moderno na medicina atual, sempre buscando a segurança e qualidade da assistência ao paciente.


Ana Paula Paixão – Ascom