NOVEMBRO AZUL: Em parceria com a SMS, Hospital Dilson Godinho entrega 800 kits para coletas e exames de PSA, em Montes Claros
Texto e fotos: Wesley Gonçalves/Ascom HDG
Visando a prevenção e promoção da saúde dos homens, o Hospital Dilson Godinho (HDG) em parceria com a Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta segunda-feira (30/10), a entrega de 800 kits para coleta de Antígeno Específico da Próstata (PSA), do inglês “Prostate Specific Antigen”.
A entrega dos kits para exames de PSA aconteceu no auditório da Antiga Escola Técnica, no Alto São João, durante treinamento realizado pelo enfermeiro oncológico da Radioterapia do HDG Marcus Brant, para as equipes da atenção primaria e técnicos em laboratório da SMS. E em seguida, a enfermeira da Diretoria de Atenção à Saúde da SMS, Karen Michelle Rodrigues deu prosseguimento à logística da campanha.
Marcus Brant foi responsável pela capacitação e orientação quanto à importância da prevenção que os agentes de saúde desenvolvem dentro das comunidades. “É importante ressaltar para todos vocês que o PSA não é instrumento de detecção de Câncer. Trata-se de um instrumento que mede a alteração no valor de referência do PSA”, destacou o enfermeiro oncológico.
O Câncer de Próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Ele é assintomático, ou seja, não apresenta sinais e sintomas, por isso a importância da descoberta ainda no início e não em fase avançada da doença.
“Esses 800 kits para coleta e análise do PSA serão usados para atendimentos diversos em feiras livres, plantões, serviços específicos com maior concentração de homens com mais de 50 anos. São homens que não vão as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estaremos realizando diversas ações durante todo o mês de novembro, em lugares com maior concentração de homens, pois é o foco da nossa campanha”, finalizou a enfermeira Karen Michelle Rodrigues.
(*) O que é Câncer de Próstata
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
E os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade.
(*) Com informações do Ministério da Saúde: https://tinyurl.com/4ey58rj7