A última noite do Campeonato Sul-Americano de Clubes Masculino de Vôlei, realizado no ginásio poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros/MG, foi de fortes emoções.
Na disputa pelo terceiro lugar, MONTES CLAROS VÔLEI encarou o Personal/Bolivar, da Argentina, e venceu de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 28/30; 25/23; 25/23 e 25/15 em 1h30min de partida.
O oposto Lorena, do MOC VÔLE, foi o maior pontuador do jogo com 26 acertos e ajudou a equipe norte-mineira a ficar com a terceira colocação no campeonato continental.
Lorena ainda integrou a lista dos melhores do campeonato como melhor oposto, que ainda tiveram Simon (CRU) eleito o MVP, atleta mais valioso de todo torneio, os ponteiros Leal (CRU) e Lucas OCampo (Lomas); líbero Serginho (CRU), levantador Uriarte (CRU), centrais Isac (CRU) e Jonadabe (Lomas) foram escolhidos como melhores em suas posições.
No último dia do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino, o público presente foi de 3,3 mil torcedores que prestigiaram dois jogos de grandes rivalidades entre Brasil e Argentina.
No jogo que valia o título da competição, o Sada/Cruzeiro não deu chances para o Lomas Vóley, da Argentina, e venceu por 3 sets a 0 com parciais de25/19, 25/18 e 25/20 em pouco mais de 1h20min.
Foi o quinto título na América do Sul conquistado pelo Cruzeiro e a conquista da vaga em mais um mundial, que acontecerá em dezembro na Polônia. Com a conquista da quinta taça, o time celeste agora se iguala as marcas dos clubes brasileiros Banespa e Paulistano, que eram as únicas equipes com cinco troféus do Sul-Americano.
Na avaliação do gestor do MOC VÔLEI, Andrey Souza, o campeonato foi bastante positivo, principalmente no aporte social e econômico que a cidade recebeu.
“A grande maioria não imagina o quanto custa de dedicação, responsabilidade e principalmente o aporte envolvido em um evento desta magnitude. Movimentamos na economia da cidade mais de 500 mil reais, isso é uma contribuição mais que positiva neste momento de dificuldade que o nosso país passa, pois envolveu toda a cadeia produtiva relacionada ao comércio da cidade, com hotéis cheios, bares com dezenas de estrangeiros conhecendo nossa culinária e cultura, casas noturnas lotadas e o comércio do entorno do ginásio aquecido. Além de gerarmos mais de 50 empregos diretos e 100 indiretos. Oportunizamos inúmeras condições para que a grande maioria da população tivesse acesso gratuito aos jogos, onde foram liberados gratuitamente em todos os jogos servidores públicos municipais e estaduais, alunos da rede pública de ensino (estadual e municipal), além de realizarmos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com a liberação da entrada de todas que fossem ao ginásio vestidas de rosa. Sem contar nos parceiros e patrocinadores que acreditam no projeto e aliaram suas importantes marcas a um evento de sucesso como foi o Sul-Americano”, destacou Andrey Souza.
Realização
Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), Montes Claros Vôlei e Sada/Cruzeiro, apoio da Prefeitura de Montes Claros, Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (Aeesb) e Federação Mineira de Voleibol (FMV). Projeto de execução aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte do Minas Esportiva, da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais e Governo de Estado Minas Gerais, incentivador empresa Sada Transporte.