Notícias

2º Educar para Cooperar 2019

2º Educar para Cooperar 2019

Escola da Zona Rural será beneficiada com Sala de Leitura

O Projeto Educar para Cooperar surgiu em razão do Dia do Cooperativismo (Dia C),  comemorado no dia 13, segundo sábado de julho, a fim de estimular a realização de ações voluntárias em todo o país. Em Montes Claros, a SANCOOP – Cooperativa do Trabalho dos Médicos e Profissionais da área de Saúde do Norte de Minas,  vai inaugurar uma Sala de Leitura e Estudos na Escola Municipal Mariana Santos.

Tânia Maia é Gerente Geral SANCOOP e explica que “há alguns anos a cooperativa realiza eventos voltados para a comunidade, procurando exercitar um dos princípios do cooperativismo, ou seja, a responsabilidade social. Assim, surgiu a ideia de desenvolver uma biblioteca, focada no desenvolvimento de crianças, despertando o interesse pelo cooperativismo e pelo futuro profissional através do conhecimento”.

Com o apoio do Sicoob Credicom e da Secretaria Municipal de Educação, a sala de leitura da escola foi reformada. “Arrumamos portas e janelas, pintamos, decoramos, mobiliamos, fizemos a 2º Gincana do Conhecimento, uma campanha com os colaboradores da SANCOOP, e conseguimos arrecadar 1600 livros, de um total de 1975 que compõem a biblioteca”, conta Tânia.

Segundo Dr Tadeu Lages, Diretor Presidente da SANCOOP, “somente formando as crianças teremos adultos conscientes de seus direitos e obrigações. Nada melhor do que falar de cooperativismo onde o todo passa ser mais importante do que o eu. Temos que inserir conceitos que valorizam a ética, equidade, responsabilidade socioambiental e a valorização do todo e nada melhor do que realizar isso de uma forma educativa e didática que se dá através da leitura”.

Ele frisa que  “a adesão da Secretária Municipal de Educação, do SICOOB Credicom , de nossos cooperados e colaboradores e da comunidade, foi decisivo para o sucesso do projeto. Para coroar esse êxito, resolvemos homenagear um cooperado da SANCOOP, que tivesse uma ação coerente com o cooperativismo e com os objetivos do projeto, o estimulo a leitura.  Assim, escolhemos a Dra. Maria Inês Bicalho Tanure, cooperada desde 1995, médica anestesista, diretora da SANCOOP entre 2003/2005 e assídua leitora.”

Para coroar o evento, a escritora Amelina Chaves foi convidada para escrever um livro sobre o cooperativismo. A obra “Vale do Encantado” conta a estória de uma comunidade que se reergueu com o cooperativismo. Esse livro também fará parte dessa biblioteca.

O cooperativismo é mais que uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento econômico financeiro de seus associados, ele  beneficia a sociedade, transforma vidas e, também, consolida o negócio cooperativo na região em que está inserida. “É importante que o cooperado conheça as necessidades da comunidade, que participe de projetos focados nas demandas identificadas. Quando isso se faz, a população é beneficiada e a cooperativa agrega valores para seu negócio”, pontua Dr Tadeu Lages. A entrega da montagem e reforma da Sala de Leitura da Escola Mariana Santos será neste sábado, às 08 horas, na BR 135 KM21, na região do Pentáurea.