O estado de Minas Gerais teve mais de 1,6 milhão de notificações de casos prováveis de dengue em 2024, no que foi a pior epidemia de arboviroses desde 2010. O Decreto do Governo de Minas nº 48.767, de 26 de janeiro de 2024, que foi revogado no início de julho, declarou situação de emergência em saúde pública por causa da epidemia de doenças infecciosas virais – dengue, zika e chikungunya.
Em Montes Claros também houve a necessidade da declaração do estado de emergência, com o Decreto Municipal nº 4.731, de 15 de fevereiro. Ciente da seriedade do assunto, a Prefeitura de Montes Claros está implantando novas tecnologias para o combate às arboviroses: o Município está realizando um processo de licitação para a contratação de empresa especializada em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como “drones”.
Os equipamentos serão utilizados em atividades complementares à vigilância e controle vetorial do Aedes aegypti realizadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. Com os drones, será possível a visualização de objetos instalados nos imóveis, como caixas d’água, por exemplo, sem a necessidade de entrar neles, já que, muitas vezes, estão sem moradores. Ao mesmo tempo, os técnicos do CCZ ainda serão capazes, através do equipamento, de disparar o larvicida para conter os possíveis criadores do Aedes aegypti.
O prazo de vigência da contratação será de 1 ano, período que poderá ser prorrogado em virtude de necessidade da Administração. A contratação se dará por pregão eletrônico que será realizado no dia 1º de agosto. Edital do processo pode ser acessado pelo link https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/licitacoes/files/licitacoes/2024/P038024/Edital137.pdf.