Notícias

ACESSO SEGURO A PEDRA PRETA Após asfalto, Prefeitura de Montes Claros constrói trevo na BR-135

ACESSO SEGURO A PEDRA PRETA  Após asfalto, Prefeitura de Montes Claros constrói trevo na BR-135
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Solon Queiroz
“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”. Os versos emblemáticos do poema de Carlos Drummond de Andrade, que simbolizavam as dificuldades enfrentadas pelos moradores, finalmente perderam seu significado com a recente intervenção da Prefeitura de Montes Claros, asfaltando o trecho de terra entre a BR-135 e o Distrito de Pedra Preta dos Montes. A pavimentação realizada pela Prefeitura resolveu um antigo problema de acesso ao Distrito, eliminando a lama durante o período de chuvas e a poeira na época de estiagem. Essa iniciativa trouxe melhorias significativas, impactando diretamente o transporte escolar, o escoamento da produção rural e a qualidade de vida dos moradores, especialmente com a redução de doenças respiratórias causadas pela poeira.

TREVO

Agora, para melhorar ainda mais a segurança de motoristas e pedestres que acessam o Distrito de Pedra Preta dos Montes pela BR-135, com anuência do Governo do Estado, que está responsável pela via também identificada como MGC-135,  a Prefeitura de Montes Claros está construindo um trevo naquela Rodovia João da Silva Maia, que liga Montes Claros a Januária, para proporcionar melhor fluidez e redução de riscos de acidentes aos usuários da via.

ASFALTO 

O trecho asfaltado entre a BR-135 e Pedra Preta dos Montes, tem 5,77 quilômetros de extensão, com plataforma de oito metros e pista de seis metros de largura. O investimento total foi de aproximadamente R$ 10 milhões, com a execução da obra em conformidade com normas de sustentabilidade ambiental, utilizando técnicas ecologicamente corretas.

Localizado a 56 km da sede do município, Pedra Preta dos Montes foi oficialmente elevado à condição de distrito pela Lei 5.628, de 2023, após ser desmembrado de Ermidinha. A comunidade conta com cerca de 500 moradores, escola, unidade de saúde, rede de água, energia elétrica e ruas internas já pavimentadas.