Notícias

ACI inova com a realização da Fenics 2020 em formato digital

ACI inova com a realização da Fenics 2020 em formato digital

A Feira de negócios no ambiente online terá um alcance muito maior

A pandemia exigiu mudanças profundas nos hábitos da sociedade, especialmente em razão do isolamento social. No segmento de eventos, especialmente, muitos foram cancelados, porém, em alguns casos foi possível a adaptação para o formato digital. Desta forma, a Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços terá uma edição especial online neste ano, numa co-realização da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros com o Sebrae MG e a Fiemg Regional Norte, nos dias 20 a 23 de outubro de 2020.

A Fenics é um evento consolidado há 24 anos, no modelo online pretende seguir com o seu objetivo de fomentar negócios e fortalecer marcas na maior vitrine de empresas do interior de Minas. O presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, conta que  assumiu a entidade, em março deste ano, no início da pandemia do coronavírus. “Tivemos uma efetiva participação em reuniões com o comitê de crise local e também na elaboração de sugestões de retomada da economia, em nível estadual, através da Federaminas”.

Ele completa que o momento é de cautela, de foco na segurança de todos e na preservação da vida. “Por outro lado, temos o desafio de ajudar na retomada da economia, para tanto, acreditamos que a Fenics online é uma importante ferramenta para estimular o empreendedorismo no meio digital. Neste projeto inédito, voltado para a capacitação de pequenos e médios empreendimentos, contamos com parcerias fundamentais, como o Sebrae e a Fiemg”.

Mudança para o digital

Na 25ª Fenics – edição especial online – a transformação digital será o tema principal. O Sebrae fará capacitações para os expositores que buscam incrementar suas vendas para um público com novos hábitos de consumo. Cláudio Oliveira, gerente regional do Sebrae, destaca que “a Fenics, em seus 24 anos de realização, se tornou referência como feira de negócios e inspirou a criação de outras feiras similares em cidades como Janaúba, Teófilo Otoni, Pirapora, etc. Agora o desafio é se reinventar e mais uma vez
inspirar negócios pelo pioneirismo de uma feira digital multissetorial, com
alcance nacional”.

 No projeto, a ACI deseja ajudar na transição de empresas que já atuam no modelo off-line para o mercado online, a partir de cinco cursos pré-evento. Após o site da Fenics ir ao ar, com a abertura da feira, será aberta uma agenda de palestras, apresentações culturais e banners com os expositores. A inclusão do empresariado no e-commerce deve ajudar no fortalecimento das empresas, na geração de negócios e no crescimento da rede de contatos e atividades comerciais entre fornecedores, fabricantes, lojistas, revendedores, compradores e público em geral.

A feira é voltada para diversos segmentos, desde moda até a construção civil. Os pequenos empreendedores também terão a chance de participar da Fenics, uma vez que o modelo online fica bem mais acessível a quem nunca teve a possibilidade de estar presencialmente no evento.

 “Através de um cartão digital, os visitantes poderão acessar os produtos dos participantes e ter acesso a promoções e descontos”, explica Pedro Reis, analista do Sebrae, um dos responsáveis pela viabilização da feira no âmbito virtual. As inscrições dos visitantes serão gratuitas e estarão abertas a partir do dia 10 de setembro. As vendas para exposição e a programação completa serão divulgadas no site em breve.

Leonardo Vasconcelos pontua que é preciso reconhecer que passada a pandemia, teremos um novo olhar sobre o comércio, o trabalho e a inserção digital das empresas. “Muitas ainda não ingressaram nesta plataforma negócio, então a ACI, a Fiemg e o Sebrae estarão juntos para ajudar a alavancar novos negócios”.
Outras informações pelo telefone 38 – 2101 3301.

Crédito: Ascom ACI