Hamilton Ferreira da Silva é um dos homenageados do 38º Psiu Poético
ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Acervo Pessoal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire
“A massa, meu caro, há de chegar ao biscoito fino que eu fabrico”, escreveu certa vez Oswald de Andrade, poeta paulista e um dos principais nomes do Movimento Modernista Brasileiro. O que ele queria dizer é que a sua obra, que naquela época, contava com uma audiência restrita, um dia seria popularizada, atingindo um público mais amplo. E, no Psiu Poético desse ano, a população de Montes Claros poderá curtir o “biscoito fino” poético trazido por um filho de Japonvar, cidade norte-mineira mais conhecida por outro biscoito, o tradicional biscoito de sal, ou peta. Hamilton Ferreira da Silva será um dos homenageados do 38º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que tem o apoio da Prefeitura de Montes Claros. O evento está agendado para acontecer de 4 a 12 de outubro.
Natural da comunidade rural de Margem Funda, Hamilton é um pequeno produtor rural, fortemente ligado, desde novo, à música caipira. Apesar de nunca ter frequentado a escola, ele traz a poesia em sua memória e expressa seus versos através da oratória: “eu falo algumas rimas da minha infância, coisas que, naquela época, eu aprendi”.
Hamilton, frequentador assíduo do Psiu Poético, ficou muito feliz por ser homenageado pela atração: ”para mim, é sempre uma honra participar”.