Notícias

Cacicona Socorro é a primeira mulher a comandar um grupo de Caboclinhos

Cacicona Socorro é a primeira mulher a comandar um grupo de Caboclinhos

Nos próximos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de agosto, Montes Claros será palco da 180ª edição das Festas de Agosto e do 41º Festival Folclórico de Montes Claros. Uma das atrações dos festejos é o cortejo dos Caboclinhos, liderado por Maria do Socorro Domingos, a Cacicona Socorro.

A ligação que ela tem com a Caboclada é muito forte. Sua família, durante várias gerações, tem sido a responsável pela manifestação religiosa em honra ao Divino Espírito Santo. Socorro iniciou-se na Caboclada com apenas oito anos, quando acompanhava seu pai no cortejo. Com a morte dele, tornou-se a primeira mulher a comandar um grupo de Caboclinhos, título que a deixa muito lisonjeada.

Atualmente, a Caboclada tem 58 integrantes, entre violeiros, caciquinhos, caciquinhas e porta-bandeira. Uma curiosidade é que toda a família de Socorro participa dos cortejos.

Para ela, a Caboclada é uma oportunidade ensinar às futuras gerações a importância das manifestações religiosas, não deixando essa tradição ser esquecida pelo tempo.

Programação Religiosa

A programação religiosa das Festas de Agosto começa na quarta-feira, 14, à noite, com o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário em frente à Igreja do Rosário. 

No dia seguinte, quinta-feira, 15, haverá o cortejo do reinado de Nossa Senhora do Rosário, saindo da frente do Automóvel Clube. À noite será levantada a bandeira de São Benedito. 

Na sexta-feira, 16, sairá o cortejo em honra a São Benedito. À noite, a bandeira do Divino Espírito Santo será levantada. 

No sábado, 17, de manhã, será feito o cortejo do Divino Espírito Santo. 

No domingo, 18, será realizado, de manhã, o encontro dos reinados, na Associação dos Catopês no Bairro Morrinhos. À tarde haverá o cortejo de todos os reinados, que percorrerão as principais ruas do centro da cidade em direção à Igreja do Rosário, onde será feita uma missa de encerramento dos festejos religiosos.