Pequenos e médios produtores que se enquadram no Programa de Agricultura Familiar serão beneficiados, a partir desta semana, com gratuidade total para a viabilização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O atendimento está sendo realizado na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Rua Carlos Paulino Cardoso, 401 – Vila Exposição), de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.
Os cadastros são feitos pela empresa Onimus, contratada pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Segundo o coordenador das atividades, Gustavo da Silva Teles, todos os agricultores familiares do Norte de Minas que se enquadram na proposta serão beneficiados, o que facilitará, por exemplo, a inclusão deles em programas diversos, a exemplo do Ecocrédito, no qual a Prefeitura recompensa o produtor com R$ 166,15 por hectare preservado.
RESUMO – O CAR é um registro eletrônico de alcance nacional junto ao órgão ambiental competente no âmbito do Sistema Nacional de Informação Sobre Meio Ambiente (SINIMA). O CAR foi criado pelo Código Florestal em 2012 e é obrigatório para todos os imóveis rurais. Tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais e compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de combate ao desmatamento.