Notícias

Campanha conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Campanha conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira, 5, a abertura oficial da campanha Novembro Azul na cidade. A solenidade vai ser realizada em frente ao prédio da Prefeitura, a partir das 8 horas, oferecendo serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, orientações farmacêuticas, massagem e corte de cabelo. A campanha acontece em todo o planeta, com ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Gustavo Figueiredo Carneiro, médico urologista da rede municipal de saúde, afirma que é preciso quebrar paradigmas, principalmente com a população masculina, já que diagnosticar precocemente o câncer de próstata pode resultar em até 95% de chances de cura. “O Instituto Nacional do Câncer prevê que, a cada sete homens, um vai desenvolver câncer de próstata. Por isso, trabalhar com a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce resulta em ótimas chances de cura”, contou o especialista.

Ele destaca que a doença é silenciosa e, a partir dos 50 anos, o homem deve procurar as unidades de saúde para encaminhamento e realização de exames. “Descendentes de negros, índios, e com histórico familiar de câncer devem procurar as unidades de saúde a partir dos 40 anos. Para o restante da população, o Ministério da Saúde preconiza a idade de 50 anos para início dos exames”, frisou.

Câncer de próstata – câncer de próstata é considerado o mais frequente entre os homens. Embora seja uma doença comum, por medo, preconceito ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. O câncer de próstata, na maioria dos casos, se desenvolve de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.