Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe tem início em Montes Claros

Campanha de vacinação contra a gripe tem início em Montes Claros

Teve início nesta segunda-feira, 23, a campanha de vacinação contra a gripe em Montes Claros. A campanha foi antecipada em função da pandemia do novo Coronavírus e deverá seguir o calendário nacional, que se estende até o dia 22 de maio.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas poderá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da Covid-19.

Em 2020 a campanha terá três etapas. Entre os dias 23 de março e 16 de abril, a vacinação estará disponível somente para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa será realizada entre os dias 16 de abril e 9 de maio e terá o público-alvo composto por doentes crônicos, professores (rede pública e privada), além de profissionais das forças de segurança.

A última fase, que terá início no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas entre 55 e 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A expectativa é de que 46 mil pessoas sejam vacinadas em Montes Claros nesta primeira etapa. É importante destacar que os idosos que possuem cadastro no sistema de saúde municipal receberão a dose da vacina em casa. A partir de hoje, as equipes de Estratégia Saúde da Família começarão a visitar as residências para a imunização. Esta medida deverá evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde.

Os profissionais da área da saúde poderão se imunizar em qualquer uma das 19 salas de vacinação disponibilizadas pelo município.