Notícias

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Dia D será neste sábado

Começou na última segunda-feira, 7 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Montes Claros conta com 19 salas de vacinação (lista em anexo), que estão preparadas para imunizar a população-alvo da campanha.

Neste ano, a campanha foi dividida em duas etapas. A primeira vai até o dia 25 de outubro e visa imunizar crianças de 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A priorização deste grupo deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. O DIA D desta primeira etapa será no dia 19 de outubro (próximo sábado). Serão 23 salas de vacinação abertas, das 8 às 17 horas, sem intervalo de almoço.

A segunda etapa da campanha será entre os dias 18 e 30 de novembro, tendo como público-alvo adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O DIA D dessa fase será no dia 30 de novembro. O grupo de 20 a 29 anos foi priorizado devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

É importante destacar que SÓ DEVEM SER IMUNIZADAS AS PESSOAS QUE NÃO RECEBERAM A VACINA, nas duas faixas etárias.  

SARAMPO – O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por um Morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de doze dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

O sarampo é uma doença potencialmente grave e seus principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite, otite, pneumonia e encefalite.