Notícias

Com investimentos em capacitação profissional, gestão do HUCF promove curso de Reanimação Neonatal

Com investimentos em capacitação profissional, gestão do HUCF promove curso de Reanimação Neonatal

 

Curso ministrado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) faz parte da Rede Cegonha

 

Numa iniciativa coordenada pela gestão do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), por intermédio do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) e da Maternidade Maria Barbosa, os profissionais que atuam diretamente com o atendimento aos recém-nascidos participaram de curso exclusivo de “Reanimação Neonatal”. Os investimentos são da ordem de R$ 47 mil, oriundos da Rede Cegonha e de processo interno do HUCF, incrementando ainda mais a qualificação profissional dos profissionais que atuam na própria Maternidade e na UTI Neonatal.

 

As atividades foram ministradas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na última semana (20 e 21/11), com metodologia baseada nas melhores evidências científicas dos protocolos nacionais e internacionais em relação às técnicas de reanimação de recém nascidos. O curso é destinado à equipe de Enfermagem, especificamente os técnicos que atuam na sala de parto e assistência ao neonato.

 

As aulas teóricas foram realizadas no auditório “Sabedoria e Humildade – professor Robson Vieira Porto”, e as estações práticas ocorreram no 10º andar do Centro Avançado de Treinamento (CATS), localizado no Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN).

 

Theresa Raquel Martinez, socióloga da Maternidade Maria Barbosa, explica que a escolha do curso deu-se em razão de sua importância e credibilidade, já que é ofertado com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Pediatria. “A metodologia do curso é desenvolvida por uma equipe profissional altamente capacitada, baseada nas melhores evidências científicas dos protocolos nacionais e internacionais em relação às técnicas de reanimação neonatal”, ressaltou.

 

Para Verônica Isabel Antunes Veloso Fonseca, gerente de Enfermagem da Maternidade do HUCF, o feedback do curso foi bastante positivo. “A metodologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com aulas práticas e teóricas de altíssima qualidade e equipe diferenciada, destaca-se também pela organização do evento com a participação de servidoras e estagiárias da maternidade, UTI Neo e do setor de Tecnologia e Informação (TI)”, destacou Verônica Fonseca.

 

O empenho do Hospital na realização evento também foi elogiado pelos participantes. “Agradecemos a dedicação dos nossos servidores e estagiários, bem como o empenho da gestão do HUCF que não mediu esforços para a realização de um curso tão relevante para os profissionais e técnicos, como forma de valorização inclusive dos profissionais que estão na linha de frente da maternidade e UTI Neonatal”, finalizou a gerente.

 

A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano do HUCF, Mariza Alves Barbosa Teles fala dos benefícios aos servidores e da iniciativa da atual gestão. “São inegáveis os benefícios de uma capacitação para os envolvidos, especificamente, para os técnicos de Enfermagem dos referidos setores. O curso representa uma oportunidade singular de qualificação profissional, por iniciativa da gestão do HUCF e intermédio da Sociedade Brasileira de Pediatria. É importante a valorização do trabalho prestado pelos servidores, sujeitos imprescindíveis na assistência ao neonato”, explica a coordenadora do NDH, Mariza Alves Barbosa Teles.