Notícias

Começou a contagem regressiva para as Festas de Agosto

Começou a contagem regressiva para as Festas de Agosto

Texto: Attilio Faggi
Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros divulgou a programação da 181ª edição das Festas de Agosto e do 42º Festival Folclórico. Os festejos terão início no dia 16, às 19 horas, com a a abertura oficial na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, no bairro Morrinhos, e com o hasteamento do mastro na igreja de Nossa Senhora do Rosário, no dia seguinte, às 19 horas. Já o Festival Folclórico terá início no dia 17, às 10 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, com o projeto “Palavras e Ideias – Conversando com os Mestres”.

Durante reunião de planejamento realizada no último dia 28, na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna, o secretário de Cultura da Prefeitura, João Rodrigues, explicou que as Festas de Agosto e o Festival Folclórico são eventos distintos: o primeiro é uma festa religiosa, com cortejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo; enquanto que o Festival Folclórico é uma iniciativa do Município que acontece na Praça da Matriz, com shows musicais e barracas de comidas típicas.

O secretário de Cultura ainda lembrou aos presentes que a festa religiosa de certa forma já se iniciou, uma vez que as visitas dos ternos de catopês, marujos e caboclinhos aos mordomos, que são os guardiões das bandeiras durante o ano, tiveram início no dia 9 de julho.

Oficinas

Ainda haverá uma programação integrada, composta por oficinas de pintura em tecido, arte em sucata e construção de instrumentos, que será realizada no Centro Cultural Hermes de Paula. As inscrições são gratuitas (o aluno deverá pagar apenas pelo material utilizado) e podem ser realizadas pelos telefones 2211-3306 ou 2211-3300.

Clique com o botão direto e em ver imagem para ampliar