Notícias

Comissão de Ética de Enfermagem realiza ação educativa entre profissionais da assistência do HDG

Comissão de Ética de Enfermagem realiza ação educativa entre profissionais da assistência do HDG

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Dilson Godinho (HDG), realizou nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/11), uma ação educativa voltada para todas as equipes assistenciais de Enfermagem da Instituição, cujo objetivo foi orientar os profissionais quanto o Código de Ética e as funções da comissão no HDG.

O evento foi organizado pelos membros da Comissão, em parceria com a coordenação de Enfermagem. A CEE é um órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nas instituições, onde existem serviços de Enfermagem.

Nos dois dias da ação do CEE, foram realizados sorteios de camisas da Comissão de Ética, entrega de panfletos, além de brindes e orientações aos colaboradores.

 “A Comissão é designada para orientar, deliberar, responder a consultas e outras atividades relacionadas à Ética da enfermagem. A comissão trabalha com medidas que são educativas, consultivas, com orientações ao exercício ético dos profissionais”, destacou a coordenadora da Enfermagem do HDG, a enfermeira Bruna Cristyne de Oliveira Moura.

Participante da ação educativa, a enfermeira Renata Guimarães Amaral, presidente da CEE destacou a importância de relembrar o Código de Ética e as funções entre os profissionais da área.

“A ação foi realizada com o intuito de reforçar aos colaboradores de Enfermagem, a importância de exercer a profissão fundamentada pelas normativas do Código de Ética da Enfermagem, bem como reportar à Comissão suas ações no exercício da profissão que infrinjam princípios, direitos e deveres”, ressaltou a presidente da CEE do HDG.


 

Sobre o CEE

A Comissão de Ética de Enfermagem atua nas funções educativas, preventivas, fiscalizadoras e consultivas do exercício legal da profissão e sob o olhar ético dos profissionais da Enfermagem.

A CEE é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e começou a ser formada a partir da resolução do Cofen 172/94, que normatiza a criação de Comissão de Ética de Enfermagem nas Instituições de saúde, sejam elas públicas ou privadas e que exerçam os serviços de Enfermagem. 

Os profissionais de Enfermagem atuam na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, respeitando a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões, exercendo suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios éticos e da bioética.