Texto: Ascom/HDG
Fotos: Ludmila Maia
Membros do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros (CMS-MOC), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitaram na tarde dessa terça-feira (05/9), as novas instalações de infraestrurura do Hospital Dilson Godinho (HDG).
Os conselheiros conheceram as obras já finalizadas e acompanharam as em andamento, e que estão sendo realizadas pela atual diretoria. A nova infraestutura visa melhorias na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e contemplam várias alas do HDG.
A reunião contou com a presença do diretor-presidente do HDG, o médico Helder Leone Alves de Carvalho, o superintendente Antônio Cezar dos Santos e a gerente-administrativo Marla de Almeida Pinheiro.
Nove conselheiros e dois ex-conselheiros participaram da reunião, além dos representantes do Hospital Dilson Godinho e foi considerada bastante produtiva.
“Receber os conselheiros no HDG é sempre uma oportunidade para mostrar as novas instalações que estamos ofertando para os usuários do SUS. Nossa missão é atuar Junto à comunidade, comprometido com o bem-estar físico, emocional e social do ser humano, através de tecnologias modernas e profissionais qualificados, tornando-se referência em saúde, ensino e pesquisa, com eficiência e eficácia. Além de transformar o HD referência em assistência hospitalar em todo o norte de Minas. A atual gestão não tem medido esforços para melhorar ainda mais o serviço prestado com qualidade e sem abrir mão da humanização tão necessária aos pacientes”, destacou Helder Leone.
Farley Sindeaux Ribeiro, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros ressaltou que somente através da participação popular e do controle social ativo e atuante, que se podem construir políticas efetivas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
“Garantir que todos os usuários tenham qualidade dos serviços e atendimento às suas necessidades em tempo oportuno. Presenciar ‘in loco’ às transformações estruturais e de processos que o Hospital Dilson Godinho tem realizado para atender com mais qualidade os usuários do SUS, amplia a certeza que o trabalho sério com os recursos públicos tem resultado para toda a sociedade”, ponderou o vice-presidente do CMS-MOC.
Secretário executivo do conselho, Márcio Cardoso Silva explicou que a visita ao Hospital Dilson Godinho faz parte da capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde que tomaram posse para o triênio 2023/2026.
Ele também ressaltou que a visita tem caráter de conhecimento da gestão hospitalar, através da aplicação dos recursos do SUS. “O Conselho busca assim contribuir com a discussão de uma melhor condição de Saúde prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. Essa foi a quarta agenda externa do CMS, no intuito de conhecer a realidade da gestão e de seus prestadores. A capacitação segue, inclusive, como forma de aproximar e trazer para uma discussão saudável e produtiva, o controle social, gestão e prestadores, para juntos alcançarmos os melhores resultados possíveis”, finalizou Márcio Cardoso Silva.