(38) 99192-6524 contato@minasfox.com.br
quinta-feira 03 de abril de 2025
Notícias

DANDO UM GRAU Montes Claros terá pista de “grau”, modalidade de manobras radicais

DANDO UM GRAU  Montes Claros terá pista de “grau”, modalidade de manobras radicais
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: FreePik
Com o objetivo de oferecer um ambiente para que os “praticantes do grau” façam suas atividades sem colocar em risco a segurança de pedestres e outros veículos, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, assinará nesta segunda-feira (17), às 19 horas, ordem de serviço para a construção de uma pista de grau, espaço destinado à prática de manobras com motocicletas, bicicletas e quadriciclos.

A pista de “grau” de Montes Claros será a primeira do Estado e funcionará nas proximidades do Aeroporto Mário Ribeiro. A cerimônia de assinatura será realizada nas dependências da antiga Escola Técnica, localizada na Praça da Tecnologia, 77, Alto São João.

Riscos

A prática do “grau” sem equipamentos de proteção, como o capacete, pode colocar em risco o condutor e terceiros. A instabilidade em cima de uma única roda aumenta as chances de quedas, que têm a capacidade de proporcionar um “efeito dominó” no trânsito. Por isso, a prática do “grau” em vias públicas é considerada infração de trânsito gravíssima.

O que é o grau?

O grau é um movimento em que o condutor de uma moto anda somente em uma roda, geralmente a traseira, enquanto a empina.

Além de motos, a manobra também pode ser feita com bicicletas. O “grau” é da cultura periférica e uma febre entre os jovens.

Para trazer mais adrenalina, alguns costumam andar somente na roda da frente ou empinar a moto enquanto ficam de pé no banco, segurando o guidão da moto. Praticado em área inadequada e sem equipamentos de proteção o grau pode causar acidentes graves, já que, nesse tipo de manobra, o risco é muito maior.