Notícias

DESCENTRALIZAÇÃO EM ONCOLOGIA

DESCENTRALIZAÇÃO EM ONCOLOGIA

HDG, em parceria com prefeitura de Pirapora, amplia atendimento na microrregião do Médio São Francisco

 

Texto e fotos: Divulgação/HDG

 

Moradores de Pirapora e municípios vizinhos agora contam com um importante reforço na luta contra o câncer. Desde a última segunda-feira, 23 de junho, a Unidade de Extensão Clínica em Oncologia do Hospital Dilson Godinho (HDG) passou a ofertar, o tratamento de quimioterapia venosa e oral, hormonioterapia e imunoterapia para pacientes atendidos pelo Sistema único de Saúde (SUS).

O Hospital Dilson de Quadros Godinho já havia assumido em fevereiro de 2023, o serviço de Nefrologia no município de Pirapora, realizando diagnósticos e tratamentos dos usuários daquela microrregião do Médio São Francisco.

A inauguração da Unidade em Oncologia, ocorreu em 28 de junho de 2024, sendo realizadas apenas as consultas de retorno e alta suspeição para cânceres. Até, então, a primeira consulta ainda é realizada na sede do HDG, Montes Claros.

A Unidade do HDG, em Pirapora, conta com dois braços importantes no atendimento e acolhimento ao paciente: a Prefeitura Municipal, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Hospitalar Dr. Magalhães Freire, localizada naquele município.

“Ressalto a importância da parceria com dois grandes braços locais que tornam essa conquista possível: a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Hospitalar Dr. Magalhães Freire. Com essas alianças, conseguimos unir forças, recursos e expertise para oferecer aos pacientes oncológicos da região um cuidado mais próximo, acolhedor e eficiente”, explicou o diretor-presidente do HDG, o médico Helder Leone Alves de Carvalho.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Pirapora, Rafael Lana, a novidade representa um marco na história da saúde regional.

“O tratamento contra o câncer feito em Pirapora é realmente uma das maiores conquistas da Secretaria de Saúde nos últimos anos em nossa região. Escolhemos o Hospital Dilson Godinho pelo brilhante trabalho e parceria de alto nível nesse tratamento”, destacou Rafael Lana.


 

Primeiro paciente

O primeiro paciente oncológico a iniciar o tratamento na Unidade de Extensão Clínica em Oncologia do Hospital Dilson Godinho, em Pirapora, foi o senhor Adilson Ferreira de Queiroz, de 63 anos, morador de Várzea da Palma, daquela microrregião de Saúde.

Mesmo morando a mais de 200 km de Montes Claros, o paciente agora conta com atendimento próximo de casa (cerca de 42 km) reforçando o compromisso do Hospital Dilson Godinho em descentralizar o cuidado e aproximar a assistência à saúde de quem mais precisa.

Seu Adilson Ferreira iniciou o protocolo de hormonoterapia, também chamado de terapia hormonal ou terapia endócrina, sob os cuidados da equipe multiprofissional.

“O Hospital Dilson Godinho vem ampliando o acesso ao tratamento oncológico, com o compromisso de oferecer um atendimento humanizado, técnico e multiprofissional. Essa unidade em Pirapora é mais uma etapa importante nesse processo de descentralização que impacta positivamente toda a região”, afirmou Helder Leone.

 

Protagonismo e descentralização

Referência em média e alta complexidade na região, o HDG oferece os serviços de quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica e hematologia por meio da UNACON I. Conta ainda com uma equipe multiprofissional completa, incluindo cuidados paliativos e terapias integrativas.

O modelo adotado pelo HDG vem sendo reconhecido nacionalmente. Em maio deste ano, representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram uma visita técnica ao Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, e à unidade de Salinas, para avaliação do modelo de descentralização e implantação de serviços similares em outras regiões do Brasil.

A Unidade de Extensão Clínica em Oncologia de Salinas foi inaugurada em fevereiro de 2020, sendo a primeira do país a oferecer tratamento oncológico fora de uma sede hospitalar de grande porte.

Na época, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou o primeiro serviço para o município de Salinas e desde a descentralização dos serviços e tratamentos, a Unidade já realizou mais de dez mil atendimentos e procedimentos.

O projeto reforça o protagonismo do Hospital Dilson Godinho na descentralização da assistência oncológica em todo o Norte de Minas.

Em 2024, o HDG expandiu seu modelo de descentralização com a implantação de duas novas Unidades de Extensão Clínica em Oncologia, localizadas em Pirapora e Brasília de Minas.

As unidades foram oficialmente inauguradas no dia 28 de junho e se somam à experiência consolidada da Unidade de Salinas.