Notícias

Dia Mundial do Rim

Dia Mundial do Rim

HDG promove ação de conscientização na feirinha do São José, dia 12

Texto e fotos: Divulgação/HDG

 

O Hospital Dilson Godinho (HDG) realiza, no próximo dia 12 de março, das 17h às 20h, uma mobilização em alusão ao Dia Mundial do Rim, que será realizada na feirinha da Praça Flamarion Wanderley, no bairro São José, em Montes Claros.

A ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em parceria com hospitais em todo o país, entre eles o HDG. A campanha nacional tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das doenças renais.

Para a realização do evento, a SBN disponibilizou materiais informativos que serão distribuídos ao público. Em Montes Claros, a programação contará com a participação de uma médica nefrologista para orientações à comunidade e com a instalação de uma tenda estruturada para acolhimento e atendimento.

Durante a ação, serão ofertados gratuitamente: aferição de pressão arterial; entrega de panfletos informativos; orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais; entre outras ações.

O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, destaca a importância da participação na mobilização nacional.

“Participar de uma campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia reforça nosso compromisso com a promoção da saúde. O Dia Mundial do Rim é uma oportunidade estratégica para alertar a população de que a doença renal pode ser silenciosa, mas a prevenção é acessível e salva vidas”, ponderou Leone.

A coordenadora da Hemodiálise do HDG em Montes Claros, Ana Maria Oliveira Almeida, ressalta o papel educativo da Instituição. “Levar informação para espaços públicos é fundamental. Hipertensão e diabetes são fatores de risco importantes para a doença renal crônica, e muitas pessoas desconhecem essa relação. Nosso trabalho é orientar e estimular o cuidado contínuo”, completou a coordenadora.

A médica nefrologista Tatiana Vieira Carneiro, reforça a relevância do diagnóstico precoce. “Exames simples e o acompanhamento regular podem identificar alterações renais ainda em fase inicial. Quanto mais cedo houver intervenção, maiores são as chances de preservar a função dos rins e garantir qualidade de vida”, destacou a especialista.

O HDG convida a população a participar da ação e reforça que cuidar dos rins é um compromisso permanente com a saúde. Prevenir é sempre o melhor caminho.


 

Serviço:

Ação Dia Mundial do Rim

Local: Feirinha do São José – Praça Flamarion Wanderley

Data: 12/03/26

Horário: 17h às 20h

Entrada Franca – Participe