(38) 99192-6524 contato@minasfox.com.br
quinta-feira 03 de abril de 2025
Notícias

Dia Mundial do Rim: HDG promove ações no Parque Sagarana e em Pirapora

Dia Mundial do Rim: HDG promove ações no Parque Sagarana e em Pirapora

Texto e fotos: Divulgação/HDG

 

Na manhã na próxima quinta-feira 13 de março, das 7h às 9h, a equipe de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Dilson Godinho (HDG), em Montes Claros, estará no Parque Sagarana, promovendo uma ação especial em comemoração ao Dia do Nefrologista e ao Dia Mundial do Rim.

Durante o evento, os participantes terão acesso a aferição de pressão arterial, distribuição de material educativo, atividades físicas realizadas pela equipe do Saúde aos Montes, da Secretaria Municipal de Saúde, além da degustação de frutas, reforçando a importância da alimentação saudável para a saúde dos rins.

Em Pirapora, na manhã do dia 13, às 8h, a nutricionista Ivana Thaynara Souza e a enfermeira Juliana Ferreira Vieira dos Santos, da Unidade de Extensão Clínica em Nefrologia de Pirapora, estarão ao vivo, no programa “Observatório Feminino”, com a jornalista Onilda Santos, da Rádio Pirapora, 93,7 – Rede Pirapora FM.

Dia 14/03, às 18h, na Orla fluvial de Pirapora, acontecerá a coleta de exame de creatinina, panfletagem sobre prevenção e rastreio da doença renal crônica. Além de maquiagem e músicas ao vivo.


SBN

A iniciativa faz parte da parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que estará com diversas ações em todo o país, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais e tem como da campanha deste ano: “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber!”

A médica nefrologista do HDG, doutora Tatiana Vieira Carneiro alerta para o impacto silencioso das doenças renais e a necessidade de prevenção. “As doenças renais crônicas se desenvolvem de forma assintomática na maioria dos casos. Quando os sintomas aparecem, muitas vezes a função renal já está comprometida. O controle da pressão arterial, da glicose e a adoção de hábitos saudáveis ​​são fundamentais para evitar complicações”, enfatiza a especialista.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas morrem anualmente de forma precoce por doenças renais, antes mesmo de terem acesso à diálise ou ao transplante.

O diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho reforça o compromisso da instituição com a saúde renal da população. “Nosso papel vai além do tratamento; buscamos conscientizar e promover a prevenção. O Hospital Dilson Godinho tem uma estrutura de excelência para o atendimento de pacientes renais não apenas em Montes Claros, mas nas também nas Unidades de Extensões Clínicas em Hemodiálise em Salinas e Pirapora. Quando à saúde dos rins, a detecção precoce de agravantes é essencial para evitar complicações e salvar vidas”, finaliza Leone.