ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana
O Município de Montes Claros foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o Selo Unicef – edição 2021/2024. Participaram da solenidade de entrega dos certificados o prefeito Humberto Souto, o vice Guilherme Guimarães, o procurador-geral do Município, Otávio Rocha, secretários e servidores.
A concessão do selo é uma premiação do UNICEF dada a municípios do Semiárido e da Amazônia Legal que cumprem com os requisitos de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes. Vale destacar que apenas 923 municípios foram certificados, em 18 estados. Em Minas Gerais, 144 participaram, mas só 31 municípios foram reconhecidos.
Com a conquista do selo, a Prefeitura de Montes Claros reafirma o compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, através do trabalho integrado das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Essa atuação conjunta permitiu alcançar os eixos prioritários propostos pelo Unicef, incluindo a promoção de educação de qualidade, saúde e proteção social, incentivando a participação ativa de crianças e adolescentes na construção de um futuro melhor.
O prefeito Humberto Souto destacou que o selo é a prova que o Município cumpriu com as exigências de implantação de políticas públicas para as crianças e adolescentes. “Esse reconhecimento representa que recuperamos diversas ações na saúde, educação e desenvolvimento social, para atender todas as nossas crianças”, disse.
Em seu discurso, o vice-prefeito Guilherme Guimarães enfatizou que o reconhecimento do selo se deve ao trabalho integrado de todas as secretarias: “esse selo, antes de tudo, representa o cumprimento de metas e propostas. Cumprir metas é fundamental, mas o mais importante é fazer que os nossos exemplos sejam efetivos para a sociedade”.
Helena Oliveira, coordenadora do escritório da Unicef para os estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe, afirmou que a entrega do certificado é um momento de celebrar e comemorar o cumprimento de todas as metas exigidas. “Percorremos um longo caminho, mas hoje sentimos que cada batalha foi vencida e estamos comemorando cada esforço e cada lágrima derramada. O Unicef reconhece todo esse trabalho e por isso estamos aqui hoje para comemorar os nossos esforços e nossos ganhos. O Unicef não está no Norte de Minas por acaso, ele precisa estar onde mais se precisa. E o Norte de Minas precisava desse apoio. E quem ganha são nossas crianças e adolescentes”, reconhece.
A atuação dos Conselhos Tutelares também foi de fundamental importância para o sucesso das ações, assegurando que as políticas públicas fossem planejadas e monitoradas para atender diretamente às necessidades dessa população. Com a colaboração de todos os envolvidos, o Município conseguiu resultados expressivos na redução da evasão escolar, na melhoria da saúde infantil e na criação de ambientes seguros e inclusivos para a juventude.