
Texto: Divulgação/HDG
Foto Helder: Ascom/Câmara Municipal MOC
Foto Medalha: Guilherme Dardanham
O diretor-presidente do Conselho Diretor da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, mantenedora do Hospital Dilson Godinho (HDG), Helder Leone Alves de Carvalho, será condecorado com a Ordem do Mérito Legislativo 2025, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A solenidade de entrega será realizada nesta terça-feira, 16 de setembro, às 10 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG, como parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento mineiro.
Criada em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida a pessoas e instituições que se destacam por iniciativas de relevância pública, promoção da cidadania e méritos excepcionais. Neste ano, além de cidadãos mineiros que prestaram relevantes serviços à sociedade, também serão homenageados presidentes de assembleias legislativas que completam 190 anos de história e ex-presidentes da ALMG.
Agradecimento
O médico e diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho será agraciado no ‘Grau Mérito’. Leone se diz honrado com a condecoração da ALMG e reafirma o seu compromisso com a saúde, especialmente com ao assistência respeitosa e humanizada no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Receber a Ordem do Mérito Legislativo é uma honra que ultrapassa a minha trajetória pessoal e profissional. Considero este reconhecimento um tributo ao trabalho coletivo que realizamos no Hospital Dilson Godinho, sempre com dedicação, compromisso e respeito à vida. Agradeço à mesa diretora da ALMG e divido esta homenagem com todos os colaboradores e parceiros que constroem diariamente um hospital mais humano e comprometido com a saúde de nossa população de Montes Claros e toda a região macronorte”, declarou Helder Leone.
Foto: Guilherme Dardanham
(*) Três Graus
A cerimônia terá como orador oficial o ex-governador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Augusto Anastasia. Para o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), ao conceder esta medalha, a Assembleia reafirma sua vocação histórica de reconhecer e estimular o compromisso com Minas Gerais.
“Este ano, ela tem um significado ainda mais especial por celebrar os quase dois séculos de história do Parlamento mineiro e reafirmar a vocação desta Casa de valorizar a cidadania e de estimular o compromisso com Minas Gerais”, afirma o presidente da ALMG.
A condecoração é concedida pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), e pelos membros do Conselho da Ordem, em três graus, conforme os seguintes critérios:
‘Grande Mérito’ – destinada a chefes de Estado e de Governo e seus sucessores imediatos, chefes de Poderes da União e dos Estados, embaixadores, ministros, oficiais generais, entre outras personalidades de igual relevo.
‘Mérito Especial’ – entregue a deputados estaduais e federais, senadores, reitores de universidades, entre outras autoridades similares e ‘Grau Mérito’ – concedida a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.
Além de medalhas, os agraciados recebem diplomas assinados pelo presidente da Assembleia. A lista completa dos homenageados está publicada na edição desta segunda-feira, 15 de setembro, do Diário do Legislativo: DIÁRIO DO LEGISLATIVO – 15/09/2025
(*) Com informações do Portal da ALMG: Ordem do Mérito Legislativo será entregue nesta terça (16), no Palácio das Artes – Assembleia Legislativa de Minas Gerais