É UM PÁSSARO? É UM AVIÃO? NÃO, É UM DRONE! Montes Claros ganha reforço tecnológico na luta contra o Aedes aegypti
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação
Montes Claros tem uma nova arma na luta contra o Aedes aegypti. A partir desta semana, drones serão utilizados como ferramentas auxiliares no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O Município contratou uma empresa para prestar o serviço com os drones, que irão mapear áreas de risco e apoiar o combate aos criadouros por meio da análise de imagens. O mapeamento será realizado nas regiões de maior vulnerabilidade, assim identificadas por meio do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), bem como por notificações e taxas de incidência.
Nesta primeira etapa, o serviço de drone será realizado nos bairros Santa Rafaela, Maracanã, Monte Carmelo, Jardim Alvorada e Centro. A principal missão do aparelho será sobrevoar áreas de difícil acesso. A partir da localização de focos, agentes do CCZ serão alertados para comparecerem ao local. Se a residência ou lote estiverem inacessíveis, o próprio drone terá capacidade para aplicar larvicidas biológicos diretamente no foco.
A dosagem das aplicações será ajustada conforme o tamanho dos recipientes, garantindo eficácia no controle das larvas e a proteção ambiental. É importante destacar que o trabalho garante segurança através de um sistema avançado de inteligência da informação. O sistema irá permitir ao Município a centralização das informações sobre arboviroses, garantindo que todas as tomadas de decisão sejam baseadas em dados precisos.
Todas as informações disponibilizadas pelos drones seguirão rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados, com acesso exclusivo do Município, garantindo proteção e sigilo.