Notícias

ELEITA NOVA DIRETORIA DA SOCIEDADE RURAL DE MONTES CLAROS

ELEITA NOVA DIRETORIA DA SOCIEDADE RURAL DE MONTES CLAROS

Doutor em irrigação, o produtor rural e professor, Flávio Oliveira é o 29º Presidente da instituição
Nesta segunda-feira (17), no Parque de Exposições João Alencar Athayde, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Rural de Montes Claros, onde ocorreu apresentação das atividades de 2024 com balanço patrimoniais e financeiros, a eleição e posse da nova diretoria da entidade, para o biênio 2025/2026. José Henrique de Carvalho Veloso, após dois anos à frente da instituição, encerrou seu mandato com um sentimento de realização e dever cumprido.


“Estamos concluindo esse ciclo com uma satisfação muito grande. A entidade precisava de uma renda que sustentasse nossa estrutura, em especial o Parque de Exposições João Alencar Athayde, que requer manutenção constante”, explicou e enfatizou que todos os objetivos traçados no início de sua gestão foram alcançados, resultando em um equilíbrio financeiro que garante a continuidade das atividades da entidade.
Além de cuidar das finanças, Veloso também dedicou esforços à atuação política da Sociedade Rural. Ele reconheceu a importância da luta pela questão hídrica, uma das bandeiras prioritárias de sua gestão.
“Foi um trabalho que já vinha sendo desenvolvido, mas intensificamos nossa atuação, especialmente em relação à Barragem de Congonhas, cujo movimento reiniciou na gestão de Moacyr Basso”, comentou José Henrique, referindo-se ao anúncio recente da construção de uma barragem feito pelo vice-governador Professo Mateus, nesta mesma data. Essa conquista simboliza o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável da região.
Veloso também ressaltou que o serviço da entidade é contínuo, e todos precisam estar sempre prontos para lutar pelas necessidades dos produtores rurais. Ele reconheceu a importância de uma equipe bem preparada e da infraestrutura disponível, elementos fundamentais para o sucesso das iniciativas da Sociedade Rural.
29º Presidente
Flávio Gonçalves Oliveira é o novo Presidente da Rural, ocupando o 29º posto como chefe da instituição que há 80 anos se dedica à defesa do homem do campo e ao fomento do desenvolvimento regional.
“É uma honra assumir a presidência de uma entidade com tanta tradição e compromisso com o agronegócio. Nosso desafio será continuar trabalhando em prol do desenvolvimento regional, sempre buscando inovação e sustentabilidade para o setor”, afirmou Flávio Gonçalves Oliveira.
A nova diretoria, eleita para o biênio 2025-2026, se apresenta com um time que alia experiência e renovação. O grupo está preparado para enfrentar os desafios que virão. Uma das novidades é a presença de mais quatro mulheres na diretoria, algo inédito na Rural.
“A inclusão é um passo fundamental para o fortalecimento da nossa entidade. A diversidade traz novas perspectivas e ideias, e estamos animados para ver o impacto que isso terá em nossas iniciativas”, destacou Flávio.

Flávio explicou que decidiu aumentar a participação feminina, reconhecendo a qualidade delas na gestão, nas propostas e nos detalhes. Foram selecionadas quatro profissionais de destaque no segmento rural, sendo duas delas mais jovens, o que traz inovação e empolgação ao time.
“Acredito que essas quatro, junto com a outra diretora que já fazia parte do quadro, possam se organizar para promover um trabalho que abra mais espaço para mulheres nesse setor”, acrescentou.
Carolina Nobre Basso é diretora de eventos, trabalha com pecuária de corte e cuida do financeiro do grupo de mulheres do agro, Filhas do Campo. É ex-rainha, filha de produtor e produtora rural.
“Acredito que, juntas, podemos transformar o agronegócio, promovendo a igualdade de oportunidades e o fortalecimento das nossas comunidades. Estou comprometida em compartilhar conhecimento e experiências, além de inspirar outras mulheres a se destacarem nesse setor tão importante”, discorreu Carolina.
A nova diretora social, Luísa Borém, é ex-rainha da Sociedade Rural e filha de produtor rural. Ela compartilha sua experiência e a transição para o novo papel, expressando sua gratidão por fazer parte da entidade e destacando a importância de sua evolução, passando de rainha para diretora, onde agora coordena as novas rainhas.
Currículo
Natural de Montes Claros, o novo presidente é um produtor rural com sólida formação acadêmica e experiência em gestão. Doutor em Engenharia Agrícola, especialista em irrigação e drenagem, Flávio também é professor titular e pesquisador na UFMG, além de ocupar a presidência da Fundetec, do CBH Verde Grande e a diretoria financeira da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid).
A nova diretoria assume em um momento de oportunidades e desafios, e a expectativa é que a união entre tradição e inovação traga resultados significativos para a Sociedade Rural de Montes Claros e para toda a comunidade agrícola da região.
“A Sociedade Rural é a base que deu origem ao Sindicato Rural, e é fundamental que trabalhemos juntos, pois todos somos produtores rurais. Precisamos unificar nossas vozes para que os resultados sejam benéficos para todos os segmentos do setor rural”, encerrou Flávio.
Fotos: Solon Queiroz