Notícias

Em campanha, servidores do HUCF criam o grupo “Corredores de Plantão” de incentivo ao esporte

Em campanha, servidores do HUCF criam o grupo “Corredores de Plantão” de incentivo ao esporte

Caminhar ou correr: cada pessoa em seu tempo, em seu estilo. É assim que servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes, participam do projeto “Corredores de Plantão”. A iniciativa integra o programa “Alegre a Mente”,e reúne iniciantes e veteranos nas práticas esportivas associadas ao atletismo de rua em três dias da semana: terças, quintas e sextas-feiras, sempre à noite.

O “batismo” foi nesse domingo (11/8), no Parque Municipal Milton Prates, durante o treino solidário em prol do corredor e ultramaratonista montes-clarense Paulo Pereira, único na cidade com índice para participar da Maratona de Boston (EUA). A marca foi alcançada na última edição da Maratona do Rio de Janeiro, com o tempo de 2h41.

Recém implantada, a ideia serve de estímulo para quem está começando em caminhadas curtas (dois quilômetros) na companhia de colegas de trabalho ou, para quem já está familiarizado, uma corrida de 10 ou mais quilômetros, como é o caso da servidora Maria Luci Araújo, de 60 anos. Ela é técnica em Enfermagem e ultramaratonista, com treinos diários de mais de 2 horas.

INCENTIVO

Coordenadora do projeto, Luci se apaixonou pelo esporte participando pela primeira vez da corrida promovida pelo Sindicato de Saúde. “Foi amor à primeira vista e nunca mais parei”, conta. Hoje é ultramaratonista e já participou de oito provas longas dentro e fora do país, dentre as quais a Volta da Pampulha e a Corrida de São Silvestre. É recordista na modalidade atletismo na premiação anual em Montes Claros aos melhores do esporte: são seis Troféus “Bola Cheia”.

Tenho prazer em participar de maratonas e ultramaratonas”, disse a atleta, que coordena as caminhadas e corridas junto ao grupo de servidores do HUCF. Para ela, era um sonho antigo colocar em prática o projeto. “Sempre quis algo assim e, agora, estamos realizando este sonho com a participação inicial de mais de 20 servidores”, destacou a coordenadora.

Iniciante em caminhadas, a servidora Gildete Marques Soares, gestora de contratos do HUCF, acredita que boas práticas esportivas ajudam no bem-estar e na qualidade de vida, ao mesmo tempo em que melhora a convivência com os colegas fora do ambiente de trabalho. “Quando fiquei sabendo do grupo quis participar. Foi a minha primeira caminhada com os colegas e havia muitas pessoas com o mesmo objetivo: saúde e bem-estar pessoal. Não vou parar por aqui. Foi a primeira de muitas caminhadas com este grupo sensacional”, destacou a servidora.

A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella de Menezes, explica como finalidade do projeto “Corredores de Plantão” uma das ações da unidade em prol da saúde do trabalhador. “Este projeto é integrante do programa “Alegre a Mente”, que estamos desenvolvendo com os trabalhadores do HUCF. Nosso objetivo é incentivar e estimular a importância de uma vida mais saudável com atividades físicas, melhores condições de trabalho, valorização e respeito aos trabalhadores”, destacou.