Texto e fotos: Divulgação/Ascom HDG
Os cuidados, as informações corretas e a desmistificação com o uso da bolsa de ostomia foram temas do treinamento ocorrido nessa quarta-feira (29/6) em espaço cedido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Idealizado pela Comissão de Pele do Hospital Dilson Godinho (HDG), o treinamento voltado para enfermeiros das áreas assistenciais, foi ministrado pela enfermeira Kattiany Pereira, da empresa Convatec, especializada na seleção e comercialização de produtos para a saúde.
Segundo a enfermeira Carolliny Faria, da Comissão de Pele e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o objetivo do treinamento foi justamente aperfeiçoar as técnicas de uso da bolsa de ostomia, ao mesmo tempo em que em se observam os cuidados no manuseio, na manutenção e durabilidade das bolsas.
“O treinamento é um importante processo de aperfeiçoamento dentro da área assistencial. Precisamos sempre relembrar os cuidados, revisar as informações, as técnicas corretas para que nossas equipes estejam alinhadas e preparadas para o momento que se fizer necessário colocar em prática o que se aprendeu nas oficinas de treinamento, garantindo assistência integral e de qualidade”, destaca a coordenadora do SCIH.
A ostomia (ou estomia) é um procedimento cirúrgico realizado para a construção de um trajeto entre um órgão e o meio exterior. As ostomias de eliminação são as colostomias, ileostomias e urostomia, que são construídas nos casos de retirada de parte (ou todo) dos intestinos grosso e delgado, e a bexiga, respectivamente.
Outras orientações envolvem o cuidado que o paciente precisa ter com o estoma para evitar dermatites e ferimentos na pele, e com os produtos que poderão ajudar na manutenção da bolsa e da região ostomizada.