Notícias

Equipe assistencial do HDG, em Pirapora, participa de treinamento sobre atendimento ao paciente em PCR

Equipe assistencial do HDG, em Pirapora, participa de treinamento sobre atendimento ao paciente em PCR

A equipe de Enfermagem da Unidade de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Dilson Godinho (HDG), em Pirapora, participou de treinamento sobre atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Segundo Carolliny Pimenta Faria Galvão, coordenadora local do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise em Pirapora, os treinamentos ocorreram nos dias 19 e 20 deste mês, sendo ministrado pelo enfermeiro Eduardo Luís Soares Neto, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Dilson Godinho.

17 enfermeiros e técnicos de Enfermagem participaram dos treinamentos, cujo tema foi “Atendimento ao Paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR).”

“O objetivo é reconhecer precocemente os casos de PCR, realizar manobras de reanimação, atualização sobre suporte básico e avançado de vida na PCR, treinamento prático de organização e atendimento da PCR. Estas pautas garantem uniformização do serviço, qualidade assistencial e atualização do tema proposto”, destacou a coordenadora local.

Eduardo Luís Soares Neto explicou que o treinamento de Parada Cardiorrespiratória é muito importante na área assistencial, visto que a incidência de PCR em ambiente hospitalar é muito grande.

“E preparar a equipe de Enfermagem é um dos objetivos do NEP. Então, o treinamento que realizamos em Pirapora foi de grande importância para a gente garantir segurança na assistência aos pacientes, da nossa unidade de Nefrologia de Pirapora. Além de garantir que nossa equipe esteja preparada para atender o paciente em PCR”, ressaltou o coordenador do NEP.

A técnica em Enfermagem Claudiane Ramos dos Santos de Brito, explicou ter sido proveitoso participar do treinamento. “Em um momento de emergência, contar com uma equipe preparada é muito importante. Para mim, o treinamento foi muito bom, bem executado e muito bem explicado. A parte prática também muito bem explicada. Isso contribuiu bastante para o nosso crescimento profissional”, finalizou a técnica em Enfermagem.

Juliana Ferreira Vieira dos Santos, enfermeira assistencial do HDG, em Pirapora, o treinamento foi mais uma ferramenta de conhecimento sobre a PCR. “Ótima apresentação do tema, com direito à prática envolvendo todos nós participantes. O ensinamento foi de grande valia para mim, assim como para todo equipe”, frisou Juliana Santos. 

 

(*) PCR

De acordo com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), uma parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção inesperada e abrupta do trabalho cardíaco e da respiração, com consequente perda da consciência. O que se observa na maioria desses casos é que o evento não acontece por acaso, ele é o resultado da evolução de doenças de base.

As doenças de base são condições crônicas como doenças coronarianas, HIV, diabetes, câncer, asma, obesidade e tantas outras que afetam todo o organismo, desencadeando diversos agravantes. 

Para ser caracterizado como parada cardíaca ou cardiorrespiratória o evento deve apresentar os seguintes fatores: parada repentina dos batimentos cardíacos; parada repentina da respiração; ausência de pulso; inconsciência; e cianose (coloração azul das mucosas e da pele).

Durante a PCR os tecidos deixam de receber oxigênio e nutrientes, o que desqualifica seu funcionamento. É preciso que se reverta rapidamente a condição, do contrário alguns danos podem ser irreversíveis, sobretudo no cérebro.

(*) Com informações do blog: https://tinyurl.com/3hftpwew