(38) 99192-6524 contato@minasfox.com.br
segunda-feira 14 de abril de 2025
Notícias

EQUIPE DO CTI NEONATAL DA SANTA CASA MONTES CLAROS PARTICIPA DO NEOBRAIN BRASIL 2024

EQUIPE DO CTI  NEONATAL DA SANTA CASA MONTES CLAROS PARTICIPA DO NEOBRAIN BRASIL 2024

A equipe do CTI Neonatal Irmã Veerle da Santa Casa Montes Claros marcou presença na segunda edição do Congresso Internacional de Monitoramento e Neuroproteção Cerebral, NEOBRAIN Brasil 2024 – All Care is Brain Care.

Sob a liderança das médicas coordenadoras Dra. Adriana Amaral e Dra. Luciana Cardoso, juntamente com as pediatras Dra. Renata Lima e Dra. Anne Katerine Rodrigues, as fisioterapeutas Dra. Maryanna Ferreira e Dra. Luciana Caldeira e a enfermeira e supervisora do CTI Neonatal Carla Salviano, o grupo participou de discussões sobre protocolos de neuroproteção e cuidados centrados no cérebro dos bebês de alto risco.

O evento, organizado pela PBSF (Protecting Brains & Saving Futures), reuniu especialistas internacionais e nacionais – integrantes de renomadas instituições do mundo como Stanford University, Harvard, McGill, Calgary, New Castle e Negev – os especialistas compartilharam pesquisas e experiências, oferecendo insights valiosos sobre as mais recentes descobertas e práticas na área.

Com a participação de mais de 1.250 profissionais da saúde, um dos assuntos do congresso foi a ênfase em recursos de inteligência artificial em desenvolvimento para uso nas UTIs neonatais, abrindo caminho para inovações que podem revolucionar o campo da medicina neonatal.

Para a equipe multidisciplinar do CTI Neonatal da Santa Casa Montes Claros, a participação no evento foi mais que uma oportunidade de aprimoramento profissional: “É relevante salientar que desde novembro de 2023 o CTI Neonatal da Santa Casa realiza neuromonitorização cerebral em bebês de alto risco em parceria e com suporte da equipe de neonatologistas especializados da PBSF – que trabalham de forma remota, nas 24 horas do dia, em uma central sediada na cidade de São Paulo, projeto este patrocinado por uma empresa”, acrescenta a coordenadora do CTI Neonatal, Dra. Adriana Amaral. 

De acordo com a médica, a monitorização cerebral é realizada por meio de aparelho de aEEG que monitora continuamente o recém-nascido de alto risco para lesão cerebral. “Como perspectiva futura, temos a possibilidade de, em breve, iniciarmos o uso da hipotermia terapêutica para tratar bebês que tenham apresentado asfixia perinatal grave, estratégia terapêutica cujas evidências demonstram aumentar em 65% a chance de sobrevida sem sequelas dessas crianças”, enfatiza Dra. Adriana. 

Ana Paula Paixão – Assessoria de Imprensa: 38 988341267