ESTRATÉGIAS COLETIVAS PARA COMBATER UM PROBLEMA QUE É DE TODOS Montes Claros realizou Fórum Regional de Políticas Sobre Drogas

SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação
Visando fortalecer as iniciativas da Política Municipal sobre Drogas e desenvolver estratégias coletivas, envolvendo ações articuladas com os poderes municipal, estadual e federal, Montes Claros sediou o primeiro Fórum Regional sobre políticas relacionadas às drogas, com mesas redondas, grupos focais e palestras abordando temas como prevenção e justiça terapêutica.
Organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública SEJUSP/SUPOD, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fórum teve o suporte da Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Segurança Integrada e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Montes Claros – COMAD.
Realizado no Dubai Suítes Hotel, na sexta-feira (31/10), das 8h às 17h, o Primeiro Fórum Regional de Políticas Sobre Drogas contou com a presença dos secretários municipais Járson Sebástian Hansen Ferreira (Segurança Integrada) e André Kevny Luiz Alves Gomes (Desenvolvimento Social), da subsecretária de Estado de Políticas Sobre Drogas, Dra. Fabiane Oliveira, e dos Promotores de Justiça Rodrigo Wellerson Guedes Cavalcante e Renata de Andrade Santos, de Montes Claros. Também presentes representantes do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Montes Claros (COMAD), Wesley Luiz de Aquino (presidente) e Kelly Cristina Ribeiro de Oliveira (secretária executiva), além de representantes de diversos setores da sociedade, em um amplo espaço de diálogo, articulação e construção coletiva de políticas públicas voltadas ao enfrentamento e à prevenção do uso de drogas.
Com público diverso e pauta abrangente, o Primeiro Fórum Regional de Políticas Sobre Drogas de Montes Claros afirmou-se como uma ferramenta vital para articulação e planejamento, com o potencial de inspirar novas abordagens, harmonizar estratégias e fortalecer o trabalho em rede em toda a região do Norte de Minas. O evento foi encerrado com uma palestra do médico Pedro Paulo e a realização de grupos temáticos, promovendo um debate extenso sobre o assunto e apresentando várias sugestões para a próxima fase estadual do fórum.


