Notícias

Festival Cidade Viva celebra o Dia do Trabalhador com cultura, inclusão e valorização da economia local

Festival Cidade Viva celebra o Dia do Trabalhador com cultura, inclusão e valorização da economia local

 No dia 1º de maio, o Festival Cidade Viva retorna a Montes Claros em sua segunda edição com um novo propósito: transformar o feriado do Dia do Trabalhador em uma grande celebração popular. Gratuito, acessível e com uma programação que contempla todas as idades, o evento será realizado no Parque Municipal Milton Prates e tem expectativa de receber cerca de 15 mil pessoas ao longo do dia.

Idealizado como uma ação de valorização do trabalhador e da ocupação cidadã dos espaços públicos, o Cidade Viva reúne atrações musicais, teatro, oficinas, óculos de realidade virtual, espaço piquenique, brinquedos infláveis, sorteios de brindes e atividades lúdicas para crianças e adultos. Todos os artistas contratados são de Montes Claros, como *Grupo Fitas, DiOliver, Bruno e Fabiana, Gabi Alves, Calango Baila e Marcelinho dos Teclados.*

O Festival Cidade Viva é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da CEMIG. Ambas as empresas identificaram no projeto uma oportunidade concreta de promover o acesso à cultura, o fortalecimento da cidadania e o uso qualificado dos espaços públicos. Com sede em Montes Claros, a Tambasa já apoiou outras iniciativas culturais na cidade e reafirma, com este patrocínio, seu compromisso em manter uma agenda contínua de ações voltadas para o desenvolvimento sociocultural da região.

“Mais do que um evento, o Cidade Viva é uma resposta ao desejo da população por pertencimento, cultura de qualidade e espaços de convivência acessíveis. É gratificante ver o Dia do Trabalhador se transformar em uma oportunidade de encontro, lazer e valorização da nossa gente. Esse projeto só é possível graças a parcerias comprometidas com o desenvolvimento cultural da cidade”, afirma Marcus Honorato, realizador e produtor do Festival.

O impacto do projeto vai além do palco. Mais de 300 postos de trabalho diretos e indiretos foram gerados em Montes Claros para a realização do festival, envolvendo produção, montagem, recreação, alimentação e serviços gerais. Além disso, todo o espaço gastronômico e de artesanato foi cedido gratuitamente para a população local, permitindo geração de renda sem custo de locação.

Com estrutura de evento privado, mas acesso totalmente gratuito, o Cidade Viva prioriza também a inclusão e acessibilidade. O parque contará com espaço reservado para cadeirantes, intérpretes de libras, banheiros adaptados, monitores treinados e estrutura com sinalização para garantir uma experiência segura e acolhedora para todos os públicos.

Além das atrações culturais, o evento também contará com a presença de várias secretarias municipais oferecendo serviços gratuitos:

Saúde: Programa Saúde aos Montes, agendamento odontológico, testes de pressão e glicemia, massagens, farmácia verde, atividades físicas

Esportes: Rua do Lazer, jogos e brincadeiras

Desenvolvimento Social: Atendimento ao cidadão, informações sobre programas sociais

Educação: Espaço infantil, leitura de contos de fadas, Trilha da Leitura

Mctrans: Mini cidade educativa e orientações sobre o trânsito

Prevmoc: Atendimento ao servidor municipal

Com essa combinação entre arte, cuidado com as pessoas, fomento à economia local e compromisso social, o Cidade Viva se consolida como muito mais do que um evento: é um movimento pela valorização da cidade e de quem a constrói todos os dias.

*SERVIÇO*

*Festival Cidade Viva – Montes Claros*

1º de maio – quinta-feira (Feriado do Trabalhador)

8 às 20 horas

Parque Municipal Milton Prates

Entrada gratuita

*Informações:*

Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa – (38) 99966-0966